Janeiro_2007 - page 92

religiosamente. Em contrapartida, há
tambémautoresqueapresentamuma
visão extremamente cáustica acerca
da religião e da espiritualidade no LT
associando-acomelementospessoais,
irracionaiseemocionaisque foramba-
nidosdestesambientes (por exemplo,
Graber e Johnson, 2001).Noentanto,
asevidênciasvãonumaoutradireção
onde os ganhos sãomais claramente
perceptíveis.
Demonstrando larga visão, Lama
(2000) confessa que chegou à con-
clusãodequenão importaseumapes-
soa é adeptadeuma crença religiosa
ou não. Segundo ele, o que de fato
importa é que uma pessoa seja boa.
Ele lembraquea influênciadareligião
nas vidas das pessoas énormalmente
marginal, especialmente no consi-
deradomundodesenvolvido. Na sua
opinião, seconsiderarmosas religiões
sobumaperspectivamais ampla, no-
taremosqueelas–ouseja,oBudismo,
Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo,
Judaísmo, Siquismo, Zoroastrismo,
entre outras – objetivam ajudar o
homem a alcançar a felicidade dura-
doura.Como todas sãocapazesde tal
feito, sustentaoautor, demonstrando,
a propósito, grande sabedoria, é
desejável e útil que haja uma grande
variedadedereligiõespromovendoos
mesmos valoresbásicos.
Portanto, a religião, sob esse prisma,
temumpapel–quandonãodeturpado
–dedivulgadoradevaloresecondutas
morais elevadas.Naverdade, essa foi
sempre a sua missão, ou em outras
palavras, ode inspirar ohomempara
o bem. Infelizmente, ao longo do
tempo, algumas seitas distorceram
seus propósitos iniciais.Assim, omal
está, efetivamente, na prática cega
e intransigente das religiões (ou de
líderes religiosos) que toldam a visão
e sobretudo o raciocínio dos seus
profitentes.Porém,quandoconfinada
à suamissãobásicadepregara féeo
progresso do espírito, a religião está,
semdúvida,contribuindoparaaevo-
luçãodahumanidade.
Lama (2000)considera tambémquea
religiãoestárelacionadacomacrença
no direito à salvação pregada por
qualquer tradiçãode fé,alicerçadana
aceitaçãodealgumaformaderealidade
metafísicaousobrenatural,podendoaté
incluiruma idéiadeparaísoou
nirvana
.
Associados a isso estão ensinamentos
ou dogmas religiosos, rituais, orações
eassimpor diante. Jáaespiritualidade
está relacionada com aquelas quali-
dades do espírito humano, tais como:
amor,bondade,compaixão,paciência,
tolerância, capacidade de perdoar,
alegria, responsabilidade, integridade,
noção de harmonia – que geram fe-
v
Oobjetivo, mais
doque o caminho
v
Destinada ao indivíduo; uma
jornada pessoal, particular
v
Contém elementos comuns a
todas as religiões (amor, crença,
regras básicas e assim por diante)
v
Uma aventura em direção à
nossa origem individual
v
Umestado, alémdos sentidos
(alématémesmodopensamento)
v
Investigação em direção ao
EU verdadeiro.
v
A transição da incerteza
para a clareza
QUADRO 2 -
DIFERENÇAS ENTRE
RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
v
Produto de um
determinado tempo local
v
Destinada a um grupo
v
Concentra-semais no
caminho para o objetivo; códi-
gos de conduta
v
Um sistema de pensamento
v
Um conjunto de crenças,
rituais e cerimônias destinado
a ajudar no progresso ao longo
do caminho
v
Instituições e
organizações
v
Uma comunidade para
compartilhar os fardos e as
alegrias da vida
v
Ummodo de vida
Espiritualidade
no ambiente de trabalho
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R E V I S T A D A E S P M –
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007
RELIGIÃO
ESPIRITUALIDADE
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