Janeiro_2007 - page 90

do comportamento. Afinal, pessoas
espiritualizadas têmumaclaranoção
danecessidadeeda responsabilidade
deagirconsoantebonsvaloresmorais.
A propósito, o quadro 1 sintetiza as
variáveis (e/ou virtudes) associadas à
espiritualidade propostas por vários
autores.
Mitroff e Denton (1999a, p. 23-25)
acrescentamoutrosaspectosbaseados
em estudos empíricos quemerecem
ser citados.Ou seja:
v
Espiritualidade não é formal, estruturada ou
organizada. Organizações e estruturas formais
não são ingredientes formais da espiritualidade.
v
Espiritualidade não é denominável. Ela está
acima e alémdas denominações. Como tal ela
não é exclusivamente associada aoCristianis-
mo, Hinduísmo, Judaísmo à religiãoMulçumana
ouqualquer outra fé particular.
v
Espiritualidadeéampla,poisabraçaa todos.
Significaqueelaatingea todos independente
desuas idades,crenças,credos,gêneros, raças,
religiões,orientaçõessexuaiseassimpor diante.
v
Espiritualidade é universal e eterna.
Portanto, elaémais geral euniversal doque va-
lores individuais e particulares que, a propósito,
variam conforme o lugar e o tempo.
v
Espiritualidade é a última fonte de forneci-
mento de significado e propósito emnossas
vidas. Ou seja, ela satisfaz amais profunda
fome e ânsia em todos nós de significado e
propósito.
v
Espiritualidade expressa o temor que nós
sentimos na presença do transcendente. Isto
é, o poder, qualquer que seja, que está alémda
total compreensão humana–daí o temor e a
reverência emdireção a toda criação.
v
Espiritualidade é a consagração de tudo,
incluindo a simplicidade da vida diária. O con-
ceito de sagrado é uma parte fundamental da
espiritualidade. Assim, Deus, ou o podermaior,
não é apenas transcendente,mas também está
presente em tudo.
v
Espiritualidade é o sentimento profundo de
interconexão de todas as coisas. Não apenas
todas as coisas estão relacionadas e afetadas
umas pelas outrasmas,mais forte ainda, tudo
é parte do todo. Alémdisso, ser espiritual é
examinar as conexões entre produtos e serviços
de alguém e o impacto que eles têmnomeio
ambiente.
v
Espiritualidade é integralmente conectada
à paz e calma interior. Para isto, não se pode
afastar-se domundo. Alcança-se paz e calma
ao fazer-se o bem.
v
Espiritualidade provém a qualquer um com
uma fonte inesgotável de fé e força de vontade.
Conseqüentemente, isso nos dá o poder e o
desejo de persistir em face da aparente falta
de esperança e dos obstáculos insuperáveis.
Ela nos fortalece a prosseguir na boa luta pelas
causas justas. Ela nos permite perseverar não
importa como.
v
Finalmente, espiritualidade e fé são in-
separáveis. Não se deve acreditar oupraticar
a bondade porque se possa provar que seus
efeitos irão acrescentarmais na linha de lucro,
mas por umpropósito pessoal, isto é, como um
fim em simesmo.
Portanto,conformepudemosobservar,
a idéiadeespiritualidadeevocamui-
tas coisas oumuitas dimensões – em
concordância comNeck eMilliman
VARIÁVEISPROPOSTAS AUTOR(ES)
QUADRO1 -
DIMENSÕESDA ESPIRITUALIDADE
McCormick (1994)
Laabs (1995)
Leigh (1997)
Milliman et. al. (1999)
Bruce (2000)
v
Compaixão; corretomeio de vida; serviço desinteres-
sado; trabalho como forma demeditação; e pluralismo.
v
Equilíbrio, confiança, harmonia, comunicação, valores,
missão, honestidade e cooperação.
v
Confiança, harmonia, valores e honestidade.
v
Senso de causa, comunidade, empowerment, trabalho
ético, rica expressão emocional e uma força de trabalho
altamente satisfeita baseados no estudo de caso de
Southwest Airlines.
v
Abusca pessoal por significado e valores, um senso de
vocação, temor, admiração, altruísmo e comprometimento
com omelhoramento domundo.
Espiritualidade
no ambiente de trabalho
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JANEIRO
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