Revista ESPM Mai-Jun 2012 - NEM BABÁ, NEM BIG BROTHER a eterna luta do indivíduo contra o Estado - page 45

maio/junhode2012|
RevistadaESPM
45
Luiz Lara
A solução
é educar,
não proibir
Entrevistado por FranciscoGracioso e Anna Gabriela Araujo
F
ormado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Luiz Lara
é conhecido no meio publicitário como um dos maiores defensores
da liberdade de expressão e da livre iniciativa do Brasil. Presidente
da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), ele
advoga a favor da propaganda ao estimular a discussão do papel
da comunicação na sociedade. “Defendo que todo produto legalmente produzido,
distribuído e comercializado possa ser propagado, respeitando as leis do país”, co-
menta Lara, que em 1992, junto com Jaques Lewkowicz, fundou a Lew’Lara, atual
Lew’Lara/TBWA.
Desde então, esse profissional, especializado em planejamento estratégico,
coleciona inúmeros cases em seu currículo. O Banco Real foi cliente da agência,
que criou o slogan “O banco da sua vida” e todo o conceito de sustentabilidade da
marca. Natura, Pedigree, Adidas, TIM e Nissan também contaram com a ajuda da
equipe de Lara para construir seus posicionamentos de marca. Emmaio, ele lide-
rou o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que teve como tema a
democracia e a liberdade de expressão.
Nesta entrevista, Lara mostra como a educação – no lugar da proibição – pode
contribuir para a evolução da ética e da responsabilidade do conteúdo das men-
sagens publicitárias.
1...,35,36,37,38,39,40,41,42,43,44 46,47,48,49,50,51,52,53,54,55,...116
Powered by FlippingBook