 
          maio/junhode2012|
        
        
          
            RevistadaESPM
          
        
        
          
            45
          
        
        
          Luiz Lara
        
        
          
            A solução
          
        
        
          
            é educar,
          
        
        
          
            não proibir
          
        
        
          Entrevistado por FranciscoGracioso e Anna Gabriela Araujo
        
        
          
            F
          
        
        
          ormado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Luiz Lara
        
        
          é conhecido no meio publicitário como um dos maiores defensores
        
        
          da liberdade de expressão e da livre iniciativa do Brasil. Presidente
        
        
          da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), ele
        
        
          advoga a favor da propaganda ao estimular a discussão do papel
        
        
          da comunicação na sociedade. “Defendo que todo produto legalmente produzido,
        
        
          distribuído e comercializado possa ser propagado, respeitando as leis do país”, co-
        
        
          menta Lara, que em 1992, junto com Jaques Lewkowicz, fundou a Lew’Lara, atual
        
        
          Lew’Lara/TBWA.
        
        
          Desde então, esse profissional, especializado em planejamento estratégico,
        
        
          coleciona inúmeros cases em seu currículo. O Banco Real foi cliente da agência,
        
        
          que criou o slogan “O banco da sua vida” e todo o conceito de sustentabilidade da
        
        
          marca. Natura, Pedigree, Adidas, TIM e Nissan também contaram com a ajuda da
        
        
          equipe de Lara para construir seus posicionamentos de marca. Emmaio, ele lide-
        
        
          rou o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que teve como tema a
        
        
          democracia e a liberdade de expressão.
        
        
          Nesta entrevista, Lara mostra como a educação – no lugar da proibição – pode
        
        
          contribuir para a evolução da ética e da responsabilidade do conteúdo das men-
        
        
          sagens publicitárias.