Marco_2008 - page 104

Turismo, lazer e gastronomia
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MARÇO
/
ABRIL
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Fotos: Jr. deOliveira
J. ROBERTO
WHITAKERPENTEADO
O
s setores do turismo, lazer e gastronomia são tão novos noBrasil quemuitos ainda não se
aperceberamde sua real importânciacultural eeconômica.Asestatísticasdisponíveis sobre
o vulto desses negócios são – namelhor das hipóteses – pouco claras ou pouco precisas.
Quala real importânciadessessetoresemnossopaís?Sabemosqueonúmerodepassageiros
(deaviões eônibus) temcrescido20%aoano. Emcidades comoSãoPaulo, ahospedagem
emhotéis e flats explodiunos últimos anos.Ohábitode comer fora generalizou-se: cerca
de 35% dos brasileiros fazem refeições fora de casa, habitualmente. Grandes eventos,
megashows, exposições, movimentammais de R$ 30bilhões por ano.
O que falta fazer em termos de marketing, para a consolidação desses setores? Qual a
importância relativa das viagens de negócios e do turismo de lazer? Quais as cidades e
regiões dopaís que se destacam?
Será realista imaginarquepoderemosaumentaracifrados5milhõesdeestrangeirosquenos
visitam e dos 20milhões de brasileiros que viajam?Quais as perspectivas reais do setor?
A
Revistada ESPM
reuniu4 grandes especialistas que trouxeram algumas respostas a essas
perguntas e – como não poderia deixar de ser – propuseram algumas perguntas novas e
novos desafios.
CACODEPAULA
TONI SANDODEOLIVEIRA
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