 
          maio/junhode2012|
        
        
          
            RevistadaESPM
          
        
        
          
            83
          
        
        
          por agências reguladoras. Entretanto, uma pesquisa
        
        
          demonstra que os brasileiros, ao serem perguntados
        
        
          sobre quem deveria se responsabilizar pelas ações de
        
        
          natureza social existentes no país, deram as respostas
        
        
          mostradas na tabela abaixo.
        
        
          A análise da tabela “Q
        
        
          uemdeve ser responsável pelas
        
        
          ações sociais no país
        
        
          ?” demonstra que a população ainda
        
        
          tem a noção de que o governo, ou o poder público, deve
        
        
          ser o maior responsável individual por ações sociais
        
        
          desenvolvidas no país. Ainda assim, a maioria afirma
        
        
          que tal responsabilidade deve ser repartida por todos
        
        
          os envolvidos, inclusive empresas e pessoas físicas,
        
        
          estas mais lembradas do que as próprias companhias e
        
        
          organizações não governamentais (ONGs).
        
        
          Vale ressaltar ainda que as empresas, ao praticarem
        
        
          atividades de marketing social e de apoio a causas
        
        
          sociais, devem fazê-lo em toda a sua plenitude, e não
        
        
          em ocasiões ou eventos esporádicos. Dessa forma, a
        
        
          comunicação da atuação da empresa também deve
        
        
          seguir o preceito de que é necessário respeitar o con-
        
        
          sumidor, não fornecendo informações enganosas ou
        
        
          colocando-o como alvo de alguma atividade condenável
        
        
          ou inescrupulosa, uma vez que isso poderá gerar atritos
        
        
          que terão consequências também para a sociedade que
        
        
          a empresa e o consumidor compartilham. É necessário,
        
        
          assim, observar se as organizações seguem os preceitos
        
        
          do marketing social visando a melhorias e ao bem-estar
        
        
          da sociedade, e também se os consumidores semanifes-
        
        
          tam a favor desse comportamento, tanto em suas ideias
        
        
          quanto em suas condutas.
        
        
          Tendo por base o conceito de marketing social,
        
        
          percebe-se que podem existir argumentos a favor de
        
        
          algum controle do Estado na vida dos cidadãos. Entre-
        
        
          tanto, um exagero de controle acarretaria exatamente
        
        
          o contrário, o que é apregoado pelos preceitos desse
        
        
          tipo de marketing, ou seja, restringiria a liberdade
        
        
          daqueles que compõem a sociedade e, eventualmente,
        
        
          poria a perder o livre-arbítrio, acarretando mal-estar à
        
        
          sociedade – exatamente o oposto do que é preconizado
        
        
          pela teoria por trás do marketing social, o que justifi-
        
        
          caria ummenor controle governamental. É preciso que
        
        
          todos os atores de uma sociedade procedam de forma
        
        
          a cumprir o que é necessário para que o Estado não
        
        
          atue como o dono da razão. E também para facilitar
        
        
          que todos tenham uma atuação voltada para a gera-
        
        
          ção de boa vontade e bem-estar para as empresas, os
        
        
          indivíduos e o próprio governo. Com isso, a sociedade
        
        
          só terá a ganhar.
        
        
          
            Daniel Kamlot
          
        
        
          Professor da ESPM-RJ, da PUC-RJ e do Ibmec-RJ
        
        
          Éprecisoque todososatoresdeumasociedadeprocedamde forma
        
        
          acumprir oqueénecessárioparaqueoEstadonãoatuecomoodonoda razão.
        
        
          E tambémpara facilitar que todos tenhamumaatuaçãovoltadaparaageração
        
        
          deboavontadeebem-estar paraasempresas, os indivíduoseoprópriogoverno
        
        
          Quem deve ser responsável pelas
        
        
          ações sociais no país?
        
        
          
            Opção
          
        
        
          
            Percentual de pesquisados
          
        
        
          
            Ninguém
          
        
        
          
            1%
          
        
        
          
            Empresas
          
        
        
          
            3,5%
          
        
        
          
            ONGs
          
        
        
          
            4,75%
          
        
        
          
            Pessoas
          
        
        
          
            7,25%
          
        
        
          
            Governo
          
        
        
          
            17%
          
        
        
          
            Todos os citados
          
        
        
          
            66,5%
          
        
        
          
            Fonte:
          
        
        
          Marketing de ação social e percepção de valor: do plano
        
        
          tático para o estratégico
        
        
          . Tese de doutorado defendida por
        
        
          Alexandre Luz Inkotte, em 2003, na Universidade Federal de
        
        
          Santa Catarina (UFSC).