 
          maio/junhode2012|
        
        
          
            RevistadaESPM
          
        
        
          
            79
          
        
        
          
            A
          
        
        
          expressão “marketing social” é apropriada
        
        
          quando uma empresa faz uso de ações so-
        
        
          ciais aliadas aomarketing, como objetivo
        
        
          único de trazer benefícios para a socieda-
        
        
          de, como observa LuizCláudioZenone, no
        
        
          livro
        
        
          
            Marketing social
          
        
        
          (Editora Thomson Pioneira, 2006).
        
        
          ideia não é criar vínculos com uma marca ou vender
        
        
          mais, como têm feito atualmente diversas organizações.
        
        
          Todavia, alguns autores defendema tese de que o objetivo
        
        
          das empresas é criar vínculos com a marca.
        
        
          Já ameta das atividades demarketing social é conquis-
        
        
          tar a lealdade do consumidor por meio do comprometi-
        
        
          mento da empresa com uma demanda social, de modo
        
        
          que os consumidores façam a associação automática
        
        
          entre a marca, a empresa e o projeto social. Para Philip
        
        
          Kotler e Nancy Lee – autores de
        
        
          
            Corporate social res-
          
        
        
          
            ponsibility: doing the most good for you company and
          
        
        
          
            your cause
          
        
        
          (Editora John Wiley Trade, 2005), o conceito
        
        
          de marketing social pode ser definido como um meio
        
        
          pelo qual “uma empresa desenvolve ou implementa
        
        
          uma campanha demudança de comportamento visando
        
        
          melhorar a saúde, a segurança, o ambiente e o bem-estar
        
        
          da sociedade”.
        
        
          Em
        
        
          
            Administração de marketing: análise, planejamento,
          
        
        
          
            implementação e controle
          
        
        
          (Editora Atlas, 1998), Kotler
        
        
          indica que é um conceito diferente do marketing tradi-
        
        
          cional – no qual a relação entre empresas e consumidores
        
        
          se baseava na satisfação de desejos destes e na obtenção
        
        
          do lucro por aquelas, sem preocupações maiores com o
        
        
          ambiente que os cercava ou comoutros atores envolvidos
        
        
          nas transações. Nomarketing social percebe-se uma pre-
        
        
          ocupação também com a sociedade, uma vez que tanto
        
        
          empresas quanto consumidores fazemparte dela. Logo,
        
        
          é legítimo supor que devam preservá-la, além de buscar
        
        
          o bem-estar de todos que a compõem. Isso é observado
        
        
          no quadro “A
        
        
          tores do marketing
        
        
          societal
        
        
          ”. Ele mostra
        
        
          o conceito de marketing societal (ou societário), no qual
        
        
          as empresas e os consumidores devemperseguir o bem-
        
        
          estar da sociedade no longo prazo, independentemente
        
        
          de suas respectivas buscas por lucro (no caso das empre-
        
        
          sas), e por satisfação de desejos e necessidades (no caso
        
        
          dos clientes e consumidores). É preciso considerar um
        
        
          ator muitas vezes esquecido, a própria sociedade, que
        
        
          pode ser prejudicada quando consumidores e empresas
        
        
          consideram apenas seus respectivos interesses, sem se
        
        
          incomodar comas consequências de suas atuações para
        
        
          todos os que estão à sua volta.
        
        
          Emsuma, uma sociedade saudável e pujante favorece a
        
        
          expansão do negócio namedida emque as necessidades
        
        
          são satisfeitas e as aspirações crescem. Qualquer em-
        
        
          presa que persiga seus fins em detrimento da sociedade
        
        
          em que atua alcançará no máximo um sucesso ilusório
        
        
          ou temporário.
        
        
          Justamente para evitar a proliferação de empresas sem
        
        
          compromisso com a sociedade, ou mesmo com o país
        
        
          onde atuam, o governo passa a ter uma grande respon-
        
        
          sabilidade, tendo em vista que cabe a ele a estruturação
        
        
          de políticas públicas para garantir o bem-estar de todos.
        
        
          Umexemplo, no caso brasileiro, pode ser notado quando
        
        
          se observa o Código de Defesa do Consumidor em seus
        
        
          artigos 36, 37 e 38, referentes à propaganda enganosa e
        
        
          abusiva. O artigo 37 deixa claro que “é enganosa qual-
        
        
          quer modalidade de informação ou comunicação de
        
        
          caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou,
        
        
          por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz
        
        
          de induzir emerro o consumidor a respeito da natureza,
        
        
          características, qualidade, quantidade, propriedades,
        
        
          origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos
        
        
          e serviços”. Já a propaganda abusiva alude àquele tipo de
        
        
          peça que incita a violência, a discriminação, o desrespei-
        
        
          to ambiental ou que induz o consumidor a se comportar
        
        
          de forma prejudicial à sua saúde ou segurança, conforme
        
        
          consta na Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, doCódigo
        
        
          de Defesa do Consumidor.
        
        
          Omarketingtradicional tinhacomofocoa
        
        
          satisfaçãodosdesejosdosconsumidores
        
        
          eaobtençãodolucropelasempresas, sem
        
        
          preocupaçõesmaiorescomoambiente
        
        
          queoscercava.Nomarketingsocial,
        
        
          percebe-seumapreocupaçãotambémcom
        
        
          asociedade, umavezquetantoempresas
        
        
          quantoconsumidoresfazempartedela