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JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Mirela
Tavares
de trabalho é uma realidade bem
particular da ESPM emais precisa-
mente em São Paulo. Mesmo em
outras grandes universidades não
precisamuitopara seouvir queixas
deestudantesque reclamamda falta
de oportunidades e da exploração
de muitas empresas quando se
trata de estagiários. ParaBernardes,
que dirige o Cintegra, a diferença
da ESPM se dá por vários motivos,
entre os quais o foco da instituição
emefetivamentepreparar os alunos
paraa realidadedomercadode tra-
balho, além da atuação do próprio
Cintegra em efetivamente buscar
oportunidades para eles. Atuação
que tem resultado em percentuais
significativos, como pode ser com-
provado pelas pesquisas feitas a
cadacincoanospelodepartamento.
“Dos egressos (alunos afastados há
maisdecincoanosda faculdade)de
2001/2002/2003,93%estãoempre-
gados”, afirmaa supervisoradoCin-
tegraGraçaVieira, lembrandoquea
pesquisa do departamento só con-
sidera na amostra quem realmente
está trabalhando. “O nosso índice
é tãobomque em2006 recebemos
um prêmio de Empregabilidade do
GuiadoEstudante,daEditoraAbril”,
completa Bernardes.
PRATICIDADE E
TRANSPARÊNCIA
A consolidaçãodoCintegra tem le-
vadocadavezmaisempresasa fazer
acordos de cooperação com o de-
partamento enão comoutras agên-
cias de integração empresa/aluno
que existem no mercado. “De dez
contratos que nós assinamos, nove
são feitos diretamente com as em-
presas”, afirma Bernardes, que ga-
rantequeaofertadeestágios acaba
sendomaior atédoque ademanda
dos estudantes. “Tivemos que criar
um dispositivo para que o aluno
pudesse desligar temporariamente
as ofertas do Banco deTalentos do
e-mail
dele, devidoàquantidadede
mensagens eletrônicas que recebia
diariamente.” Já as empresas tam-
bém têm recorridomaisaoCintegra
devido às facilidades, como o fato
de o departamento funcionar das
9h30 às 21h30 e não cobrar nada
nem do aluno nem da empresa,
alémdeatenderaospedidosdecon-
tratação, mesmo os mais urgentes,
dentro do prazo.
“A forma como são montados os
cursos também propicia isso”, diz
Bernardes,justificandoque,duranteos
quatroprimeiros semestres, osalunos
não são incentivados a estagiar.”Até
porque a carga horária na faculdade
émuito grande e eles estudamnessa
faseduranteodia,ecomoosestágios
podem ter carga de até oito horas
fica inviável”. Bernardes ressalta que
essa realidade sópode ser alterada se
for aprovada a lei que limita a carga
horáriadoestágiopara seishoras.
Alémde iratrásdeoportunidadespara
os estudantes e atuar, juridicamente,
napreparaçãodos contratosde segu-
ro de acidentes pessoais durante o
estágio, o Cintegra orienta os alunos
quantoà real necessidadedeestagiar
naquele período, questiona se não
compromete a formação dele ou se
a atividade que vai desenvolver está
relacionadacomocursoqueoaluno
está fazendo, alémdeacompanhá-lo
durante o período em que estiver na
empresa. Mesmo os alunos de cur-
sos que não têm estágio obrigatório
no currículo, como Comunicação,
recorrem ao Cintegra. Já os de Ad-
ministraçãoeDesignsãoobrigatórios,
assimcomo seráocursodeRelações
Internacionais,doqualBernardes tam-
bémédiretornacional,queaindaestá
para formar aprimeira turma.
PREOCUPAÇÃOREAL
OCintegraprocura atender ao aluno
de todasas formase temumcuidado
real com eles. “Quando se trata de
Telemarketing,porexemplo,nemassi-
namos contrato”, afirma Bernardes,
quequestionaoalunoseelesabeque
apropostaébasicamenteparaatender
telefone. “Temos o cuidado não só
de trabalhar com a questão jurídica,
mas demostrar que estamos atentos
a tudopormeiodenossasavaliações,
e assim as empresas também tomam
mais cuidado em relação a isso.”
Bernardes afirma que os problemas
são “raríssimos”. “Tiveum alunoque
teve dificuldade de vir para as orien-
tações no Cintegra, o que é previsto
no contrato”, conta. “Mas bastou eu
ligar e pedir para o responsável reler
ocontratoqueele foi liberado.”
Umdosproblemasaserminimizado,
porém, éa sededemuitosalunosem
ser efetivado. “Por conta disso, há
estudantes que, vislumbrando a con-
tratação, não reclamamde empresas
que forçammais trabalho do que o
combinado ou que os colocam em
práticasquenãotêmavercomocurso
deles”, dizBernardes.
ATIVIDADES
DOCINTEGRA
Além dos estágios, seja os super-
visionados (obrigatórios) ou ape-
1...,27,28,29,30,31,32,33,34,35,36 38,39,40,41,42,43,44,45,46,47,...120
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