Julho_2006 - page 42

designers, produtores de eventos
e filmes, executivos de agências,
milhares de profissionais, executivos
eempreendedores da comunicação
vivem a realidade da indústria da
comunicação em todas as suas pos–
síveismanifestações e arenas.
Ah! sim: nesta mesma semana
desenvolve-se também um festival
de peças publicitárias e comuni–
cação, o que antes era o festival de
filmes publicitários de Cannes. A
organização do Cannes Lions in–
forma que, este ano, 25.70 peças
se inscreveram em nove categorias
(Promo, Direct, Media, Outdoor, Ra–
dio, Cyber, Press, Film e Titanium).
Um número recorde, que vem cres–
cendo sem parar todo ano, onde os
maiores recordes de crescimento
estão entre as "novas" categorias e
osúnicosdecréscimosestãoentreas
"tradicionais" (Film e Press).
A força da propaganda nesse con–
curso continua inegável: quase 80%
de todas as peças inscritas são de
categorias tradicionalmente ligadas
a essa indústria, mas é de se notar o
crescimento das outras categorias e,
principalmente, de sua importância
ao longo das atividades da semana,
durante o Festival.
Desde 1990, quando o mercado
internacional de agências de
propaganda sofreu um período
de dificuldades, os organizadores
do Festival iniciaram um processo
de adicionar valor às atividades
do evento, que até então eram
um (caro) desfile de criatividade,
glamoure hedonismo. Foi quando
se iniciou a programação dos Semi–
nários (de que falaremos adiante) e
novas categorias começaram a ser
disputadas, primeiro Press&Poster,
depois Cyber.
No final do milênio, a proposta
do Festival era "less beach, more
bus iness" (menos praia, mais
negócios), e o posicionamento
explícito era se tornar o ponto de
encontro mundial do negócio da
comunicação, o que conseguiram,
com sobras.
Essa proposta dos organizadores
e o próprio desenvolvimento do
mercado a partir do ano 2000
transformaram o antigo Festival de
Cannes no Festival das Arenas da
Comunicação.
Para perceber e entender o porquê
disso, vamos observar primeiro o
pacote de produtos e serviços que
você adquire ao pagar 2.264,4
euros pela inscrição como de–
legado " ful l ":
• Acesso livre a todo o programa
de seminários, workshops, mostra
de empresas de conteúdo
• Ver e ouvir todos os milhares de
comerciais, spots e jingles, peças de
internet, mídia impressa e outdoor,
cases de mídia, promoção, market–
ing direto e Titaninum inscritas,
tanto na sua exibição completa
(longlist) como nas selecionadas
pelo Júri (shortlist)
• Ver e participar das cerimônias de
premiações (os Leões)
• Participar de pelo menos 4
grandes festas oficiais e incontáveis
não-oficiais
São tantas as atividades e possibili–
dades, que não é mais possível acom–
panhar tudo, nem superficialmente.
O que os participantes fazem é uma»
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