Janeiro_2007 - page 41

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R E V I S T A D A E S P M –
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007
Entrevista
terceiro,nãoaceitaapropostade fugir,
visto que seus discípulos tinham-lhe
preparadoa fuga.Diziaeleque“tinha
de respeitar as leis da cidade porque
as leisdacidaderepresentavamas leis
deDeus”.Há, pois, nítidavinculação
entre religião e ética.Oque é impor-
tante – isso parece fundamental – é
que todo homem, necessariamente,
tem uma religiosidade que aparece
de alguma forma. Principalmente,
os ateus e agnósticos; os ateus e
os agnósticos, quando procuram
eliminar oCriador, eles criam outros
deusesparaelesmesmos.A juventude
alemãviveu,porexemplo,oDeusdo
Nazismo. Na prática, o homem tem
tanta necessidade de símbolos que,
ao eliminar seu Criador, substitui-o
poroutros.Osmaterialistas, inclusive,
vivem em função de deuses por eles
criados, ou seja, o poder, dinheiro,
sexo, avaidadeetc.
JR
–Fala-sedealguémquenãoacredita
emnada;masnãoexistirá,pelomenos,
umpequenoespaçoparaos“ecumêni-
cos”:aquelesqueacreditamem tudo?
IVESGANDRA
–Naverdade, hápara
mim um outro dado, que é a espiritu-
alidade.Eu,pessoalmente,soucatólico,
apostólico, romano –mas estou abso-
lutamenteconvencidodeque–nemde
longe–solucionamostodososmistérios
do universo. Nosso equipamento para
percepção e concepçãodouniverso é
extremamente limitado. Utilizando a
simplesrazão,eunãoconsigosaberqual
éaminhaorigem,paraondevou,qual
a razãodouniverso,porqueouniverso
existe,comoéquesurgiuavidaetc.
JR
–Enemmesmoseaprópriarazãoéa
única formadeperceberascoisas...
IVES GANDRA
– Exatamente. Por
exemplo,vamos falarsobrea intuição,
que era uma das formas de conheci-
mento de que trata o nosso Leonel
Franca,quando faladoconhecimento
pela fé. O dado que me parece im-
portanteédequehá, evidentemente,
pelomenos um campo em que nós
não temos ainda a capacidade de
percepção através do racional. Eu,
pessoalmente, parto do princípio de
queaminha religiãoéboaparamim,
masquehaverá,nasoutras,conteúdos
satisfatórios a outras culturas. Creio
que o ecumenismo leva, necessari-
amente, à salvação.Oprópriomovi-
mentode que euparticipo – oOpus
Dei – foi o primeiro que obteve da
Santa Sé o direito de receber, entre
seuscolaboradores,pessoasdeoutras
religiões. Se os fins são os mesmos,
porquenão juntar esforçosporobras
boas? Consideromuito significativo
quecincodosgrandespensadoresdo
mundo foram contemporâneos, num
espaço de, aproximadamente, 200
anos. Falode Isaías, Confúcio, Buda,
Pitágoras e Zaratrusta. Eles represen-
tam as mentalidades persa, chinesa,
hindu,gregaejudia.Cadapovodesses
temcostumes,maneirasdeser, formas
etc., bastante diversas.Mas têmuma
basecomumdepensamento, noque
dizrespeitoàcrençaemDeus,ouaos
valoresdecomoéqueo ser humano
podesermais felizconsiderandoasua
vinculação comDeus. Confúcio era
de um pragmatismo impressionante;
Isaías de uma espiritualidade única;
Zaratrusta um profeta, mas também
umpensador fantástico; Pitágorasera
ummatemáticocomodiversosoutros,
masera tambémespiritualidade, filó-
sofo,criador, inclusive,deumaescola
pré-socrática que foi até além dos
próprios vinculados à “Trindade Áu-
rea”entreosgregos.Por isso,quando
vocêdiz“euacreditoem tudo”, acho
que,no fundo, todossomosobrigados
a acreditar. Agora, você vai dizer:
“Quandoéquevocêtemaconvicção?
Você acredita só pela fé ou pela fé
e pela razão”? Veja os trabalhos do
professorStephenHawking,dequeeu
gostomuito, tenho todosos livrose li
todos.Ele foi– indiscutivelmente–um
pioneiro em tornar popular algo que
eraherméticoparaosmortaiscomuns.
Eéagnóstico,nãoacreditaemDeuse
dizqueouniverso,obigbang,estava
demonstrandoa inexistênciadeDeus.
Mas qualquer judeu analfabeto sabe
que foiassimque tudocomeçou.Que
houveumFiat Lux. Epor queumbig
bangenãoumFiat Lux?Oquevocê
acha?Causoumuitoimpacto,hávinte,
trintaanos,“a idéiadequea idadedo
universo poderia ser medida por um
relógiodos quinze bilhões de anos”.
“SEDEUSNÃOEXISTE,
TUDOÉPERMITIDO.”
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