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R E V I S T A D A E S P M –
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2007
Amudança na estratégia internacional da
Marcopolo
AmarcaMARCOPOLO é particular-
mente valiosa pela sua estabilidade,
liderança, internacionalização, dura-
bilidade e, especialmente, pelo valor
de revendaqueasseguraaosprodutos.
A empresa é titular de várias marcas
registradas no Brasil e nos principais
países onde comercializa ou pretende
comercializar seus produtos. Sãomais
de200registrosoupedidosderegistros
demarcasemmaisde20países.
NOVOSNEGÓCIOSNA
RÚSSIA, ÍNDIAECHINA
NaChina,aempresamanteve,de2001
a2006,o“ProjetoChina”,parceriacom
achinesaCBCeaitalianaIVECO(grupo
FIAT), que consistia num contrato de
transferênciadetecnologiaparaaIveco.
CabiaàMarcopolooprojetodosveícu-
losedas instalações industriais, a fabri-
caçãodeferramentaiseotreinamentodo
pessoaltécnico–umpacotetecnológico
comvalordeUS$12,5milhões–além
do fornecimentodecomponentes.
Os planos de instalação de três novas
fábricas na Índia, RússiaeChinaestão
seconcretizando.Oobjetivoé seesta-
belecerempaísespopulososedebaixa
renda
percapita
,queutilizamoônibus
comotransportepreferencial.NaRússia,
foi constituída
joint venture
comaem-
presaRuspromauto, amaior fabricante
de ônibus do país, num investimento
deUS$6,5milhões,divididoempartes
iguaisentreosdoissócios.Estaempresa
produz18.500unidadesporanoede-
témentre70e75%domercado russo.
Naparceria,aMarcopolocontribuicom
atecnologiaeosprocessosdemontagem,
eaRuspromautoforneceoschassisedis-
ponibilizaasinstalaçõesindustriaisparaa
novaempresa,quecomeçouaproduzir
em setembro de 2006. Numa primeira
fase, os componentes são levados do
Brasil,mas já foi iniciadooprocessode
desenvolvimento de fornecedores de
componentesnaRússia.
Essa nova unidade produzirámodelos
rodoviários para ocupar parte domer-
cadohojeabastecidoporveículosusados
importados da Europa, em especial da
Alemanha (cercade5mil unidadespor
ano),alémdas300a500produzidasno
país.Asexpectativasdeproduçãoparao
primeiroanosãode175unidades,com
um faturamentodeUS$15milhões. Já
noterceiroanodeatividades,osnúmeros
devem alcançar 750-1.000 unidades
e faturamento de US$ 60milhões. O
mercadorussochegaa25milônibusde
todososmodelosporano.
Anegociaçãocomaempresa russa foi
iniciada em 2004, depois que o país
aumentoude50%para80%oimposto
sobre a importaçãode ônibus usados.
Em2006,arestriçãoficoumaior,coma
reduçãodeseteparacincoanosnolimi-
tedeidadeparaosveículosimportados.
A intençãodaMarcopoloéaumentaro
maisrápidopossíveloíndicedenaciona-
lização dos ônibus, para escapar do
câmbioapreciadodoBrasil.No início,
95%doscomponentesserãobrasileiros,
excetovidrosealgumaspeçasplásticas
eeletrônicas,masemdoisanosonível
deconteúdo localdeveráchegarapelo
menos 50%, e a expectativa é de
nacionalização total.
NaÍndia,emmaiode2006foianuncia-
daa
jointventure
entreaMarcopoloea
principalmontadoradaquelepaís,aTata
Motors, num investimentoaproximado
de44milhõesdedólares.Seráconstruí-
daumanova fábrica, com capacidade
inicial de 7mil veículos por ano, que
produzirá ônibus rodoviários, urbanos,
minisemicrosparaosmercadosindiano
eestrangeiro.Omercadoindianodeôni-
buséduasvezesmaiorqueobrasileiro
e consome 45mil unidades por ano,
masogovernoprotegeasfábricaslocais
com imposto de importação elevado,
em tornode30%, principal razãopara
oempreendimentoconjunto.
ATataMotorsproduz22.000unidades/
anoepossui49%domercado indiano.
Na nova empresa, ela terá 51% de
participaçãoeaMarcopolo49%.O in-
vestimentoinicialemmáquinaseequipa-
mentosfoideUS$13,3milhões,divididos
proporcionalmente.OsoutrosUS$30,7
milhões serãobuscados nomercado.A
Marcopolo aportará a tecnologia para
amontagem das carrocerias, incluindo
desenvolvimento de novos modelos e
design, métodos, processos e a gestão
industrial eaTata forneceráoschassise
será responsável pela comercialização
dos ônibus completos. O início das
atividades está previsto para setembro
de2007.A receitada
joint venture
esti-
madaparaoprimeiroanoédeaproxi-
madamente98milhõesdedólares,com
expectativade395milhões dedólares
noquintoanodeatividades.
O interessena Índiaésimples.Atéhoje,
o transporte, tantodecargasquantode
pessoas,esteveconcentradoemviasfér-
O ciclo de produção de um
ônibus passou demais de 20
dias, em 1987, para apenas
6,5 dias, em 1994.
70%
Os custos com estoques baixaram