Setembro_2007 - page 19

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R E V I S T A D A E S P M –
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2007
Amudança na estratégia internacional da
Marcopolo
grandeconcorrente.Porém,seelaoptar
porseestabelecernopaísisoladamente
Ou em forma de
joint-venture
, terá
totalautonomiasobresua tecnologia,
solidificandoseupoderdecompetição
nopaís importador.
Ocontroledosativos tecnológicos in-
fluenciouaestratégiademontar fábri-
casnoexterior, emvezde licenciar a
tecnologia.Aatualização tecnológica
é fatorcríticoparamantersuaposição
de liderança e pioneirismo, dado o
aumentodaconcorrênciaea rapidez
dedifusãodas inovações.
Aestratégiade internacionalizaçãoem
parceriacom fabricantesdechassispro-
move o desenvolvimento tecnológico.
AMarcopolo possui parceria com o
grupo sueco Scania para produzir ôni-
bus na África do Sul, com aVolvo na
Colômbia, com aMercedes-Benz no
Méxicoecoma Iveco, naChina. Esses
acordosealiançasestratégicasestãoem
sintoniacomumatendênciamundialdo
setorautomotivo,emqueasmontadoras
passamadividirresponsabilidadescom
parceiros. Num primeiromomento, a
opçãoporparceirosfixosemalgunsmer-
cados pode parecer uma contradição
para uma empresa que cresceu sem
nuncase ligaraninguém.Maso fatode
fazer alianças estratégicas não significa
perder a autonomia que conquistou e
queaajudouacrescer.
A fábrica de Portugal possibilitou o
acessoaosofisticadomercadoeuropeu
e o intercâmbio tecnológico entre as
várias unidades da empresa, além da
proximidadecomfornecedores,clientes
econcorrentessofisticados.Seuprincipal
papel é a coleta de informações sobre
os desenvolvimentos tecnológicos na
indústria européia de carrocerias de
ônibus. O nível de atividades técnicas
é superior ao das demais plantas, por
causadasexigênciasmuitomaioresdo
mercado, em termos de componentes
eprodutofinal –normas de segurança
mais rígidas, exigência de tecidos in-
combustíveis, vidros mais seguros e
componentes diferenciados. Por isso,
compram-secomponentes localmente,
em vez de mandá-los do Brasil. As
atividades de desenvolvimento de
produtosedeprocessos são feitasno
Brasil,masa fábricadeCoimbrapode
modificá-los, adequando-os às con-
dições locais e se responsabilizando
pelaqualidadedoprodutofinal.
Com exceção de Portugal, as demais
plantas foram localizadasem funçãodo
mercado.Osmaioresclientesdeônibus,
principalmenteurbanos, sãopaíses em
desenvolvimento, e as exportações se
dirigemparaospaísesdastrêsAméricas,
ÁfricaeOrienteMédio.EmDubai,onde
háumescritórioderepresentaçãodesde
1998,osônibusMarcopolorepresentam
cercade70%da frota.
COMOASTEORIASDE
INTERNACIONALIZAÇÃO
EDEESTRATÉGIA
EXPLICAMOSUCESSO
DAMARCOPOLO
A trajetória internacionaldaMarcopolo
encontrarespaldonasteoriascomporta-
mentais(iníciodaexpansãoporPortugal
e América Latina; distância psíquica)
e econômicas de internacionalização,
e tambémna visãobaseada em recur-
sos (RBV – Resource-BasedView). A
empresa é inovadora em produtos e
processos,masseugrandediferencialéa
capacidadedeatendimentodiferenciado
aos clientes, com a customização de
produtos. Neste caso, a desvantagem
de origem (país em desenvolvimento)
AMarcopolo faz também ônibus
com divisórias para separar homens emulheres.
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