Setembro_2007 - page 15

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R E V I S T A D A E S P M –
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2007
Amudança na estratégia internacional da
Marcopolo
ponta,dadooaltograudequalificação
da indústria européia. Embora as con-
diçõesdemercadoedesenvolvimento
técnico fossemmais atraentes naAle-
manha,FrançaeEspanha,aopçãopor
Portugaldeveu-seaocustodamão-de-
obraeao idioma.
INOVAÇÕESDEPRODUTO
A inovação temumpapel dedestaque
na Marcopolo, no lançamento de
novosprodutos.Foiaprimeiraempresa
a montar carrocerias em estrutura de
aço, substituindoamadeira, em1952.
Em1984, lançounoBrasil o conceito
de ônibus mais alto que o padrão da
época, o ônibus de “piso e meio”,
conhecido como
Low-driver,
onde o
motoristaficanumplanomaisbaixo.
Em1988, introduziuummicroônibus
paraatender auma fatiadomercado
norte-americano–o transportedepas-
sageirosemcurtosemédiospercursos,
sistemaconhecidocomo“shuttle”.Para
tanto, desenvolveuuma sériedemate-
riaisemconjuntocomos fornecedores,
alémde rigorosaadaptaçãodoprojeto
àsnormas técnicasdaquelepaís.
Em 1996 lançou o ônibus de dois
andares,o
Double-decker
,inicialmente
para omercado argentino, onde ficou
sozinha neste segmento durante três
anos. Foramdesenvolvidosvários tipos
deônibusurbanos,deváriostamanhos.
A empresa detinha 44,9% da
produção brasileira ao final de
2006, e um contingente de mais
de 10 mil empregados – 8.205
funcionários noBrasil.
Em 1968, a empresa lançouo ônibusMarcopolo,
sucesso de vendas no Salão doAutomóvel de São Paulo.
Foto: Oana LauraSlabinschi
Foto: Geri-JeanBlanchard
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