11
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2007 – R E V I S T A D A E S P M
Luiz Felipe
Lambreia
AirWorlddaAustrália,ParamountAir-
waysda India,ChinaSouthern,China
Eastern, Sichuan Airlines e Hainan
AirlinesdaChina, entreoutros.
O mercado aeronáutico da Ásia
Pacífico representa um enorme
desafio para a Embraer, pois tem
crescido a altas taxas e deverá
ocupar, nospróximos10anos, uma
posição importante nas receitas de
nossaempresa.Deveremos registrar
crescimento acima de 20% ao ano
na frotadeaeronavesdaEmbraerem
operaçãona região até 2010/2011.
Nossa estratégia de mercado foca
em assegurarmos presença lo-
cal, perto de nossos clientes, de
maneira a melhor entendê-los e,
portanto, melhor servi-los. Isso é
particularmente relevante na Ásia
Pacífico, em função da distância
de nossamatriz. Estamos baseados
em Cingapura com uma estrutura
completa de marketing e vendas,
um centro de distribuição de peças
de reposiçãoeumcentroavançado
de treinamento de tripulações que
conta, entre outras coisas, com um
simulador de vôo para instrução
de pilotos. Na China contamos
com uma estrutura de marketing e
vendas, centro de distribuição de
peçaspara servir exclusivamenteos
clientes chineses, euma fábrica em
Harbin onde montamos e entrega-
mos aeronaves comerciais de até
50 assentos, a família do ERJ 145.
Contamos também com pessoal
altamente qualificado, de suporte
ao produto, residindo próximo aos
clientes de maneira a acompanhar
de perto suas operações e fornecer
apoio “real time”. Istonosdistingue
frenteàconcorrência, reforçanossa
imagemenossocompromissocomo
empresaquebusca incessantemente
a satisfação de nossos clientes.
FG
– Por que a Embraer escolheu
Cingapuracomobasedesuasopera-
ções na região daÁsia Pacífico?
ORLANDO
– Essa escolha ocor-
reu de forma natural. Inicialmente
nos instalamos em Cingapura no
final de 2000 comum escritóriode
vendas.Pudemosapreciar, ao longo
dos anos que se seguiram, um am-
biente extremamente favorável aos
negócios, tratamento diferenciado
para as empresas e pessoas que ali
gostariam de expandir suas ativi-
dades profissionais, mão-de-obra
altamente qualificada e abundante,
custos competitivos de infra-estru-
tura, e uma localização geográfica
bastanteprivilegiada, ecentral,para
nossa interação comos clientes em
toda a região, com grandes facili-
dades de comutação e conexões.
No início de 2007, em função do
crescimento da presença de nossos
aviões na região, e dado nosso foco
em assegurar apoio permanente e
localizado aos nossos clientes, incor-
porarmos uma subsidiária integral da
Embraer emCingapura para, a partir
destabase local, proveros serviços já
descritosanteriormente.Edesdeentão
temos podido apreciar e nos benefi-
“CONSEGUIMOSABRIRNOVASE
IMPORTANTES FRENTESDEVENDAS:
APRIMEIRACOMNOSSOS JATOS LEGACY.”
Ð