Marco_2008 - page 48

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R E V I S T A D A E S P M –
MARÇO
/
ABRIL
DE
2008
Programas de
fidelidade
Yeld Management, que controlam
cadaassentodoaviãocomoumver-
dadeiro título negociado em bolsa:
vender primeiro para quem paga
mais caro. E o cliente que paga em
milhasficanaturalmenteporúltimo
na lista de espera.
Oproblemaé tamanho,nosEUA,que
governo,associaçãodeconsumidores
eadvogadoscomeçamasemobilizar
pararegulamentarosistema.Atéhoje,
quemcontrolaavendademilhas eo
número de assentos disponíveis é a
própria companhia aé-
rea. Um típico conflito
de interesses. Alguns
advogados chamam
os programas de mi-
lhagemde“loteriasem
regulamentação”.
Outrosmecanismos
surgem a cada dia para
ajudarosclientesenfurecidos,comoo
sitemilemaven.com,quedivulgapro-
moçõesdedestinosqueoclientepode
resgatar suas milhas, ou o conversor
automático
webflyer.com
, que não
somente recomendaasdatasmais fá-
ceisde resgate,como fazumaanálise
e rankingdosmelhoresprogramas.
Mas, afinal de contas, o que geram
esses programas para as empresas
aéreas? Tudo, menos fidelidade.
Umprogramade recompensas gera
ativaçãoe retençãodeclientes,mas
nãofidelidade.Quando falamosem
fidelidade, estamos falandonoúlti-
mo estágiode relacionamento com
o cliente: aquiloqueo torna “após-
VarigBrasil -RE/Epoca- Nov2003-Arquivo daPropaganda
Mas, afinal de contas, oque geram esses
programasparaasempresasaéreas?Tudo,
menos fidelidade. Um programa de re-
compensas gera ativação e retenção de
clientes, mas não fidelidade.
Imagemdo siteWeb Flyer
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