Janeiro_2007 - page 61

Livia
Barbosa
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JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007 – R E V I S T A D A E S P M
aquiloque conhecemos. Conhecer é
experimentar. A NE é, portanto, um
movimento que renega a tradição e
as suas vozes, embora reconheça a
existência de uma sabedoria e ver-
dade universais subjacente sob os
ensinamentos das diferentes religiões
tradicionais. Para oNewAger oque
importa é o arcano, o esotérico, a
sabedoria escondida e imemorial, a
tradição secreta. Por istoestavoltaao
budismo, ao paganismo, à cabala, a
Jungeaoesoterismo.
A Nova Era tem uma origem con-
troversa, mas certamente está ligada
ao movimento de contra-cultura da
décadade1960. Elasofre influências
diversas,masasmais importantes são
as da filosofia e religiões do oriente,
do individualismo ocidental, da
neuro-linguísticaedoecologismo.Ela
procura legitimar os seus ensinamen-
tos invocandoasdescobertasdaciên-
cia contemporânea, principalmente
da física subatômicaedamatemática
do caos. OTao da Física e o Ponto
deMutação, deFritjofCapra sãodois
livros extremamente populares que
exemplificamestabuscapor legitimi-
dadena física.
AênfasedaNovaEranaespirituali-
dade interior representa um verda-
deiro rompimento com a teodicéia
ocidental, baseada em um Deus
transcendente. Na versãoNova Era
a fontedaespiritualidadeencontra-
se sempre no nosso interior. Somos
todosdeusesedeusasemexílio. Éo
nossoDeus interioreanossacapaci-
dade de conectá-lo com o mundo
exterior que faz com que a energia
do universo conspire contra ou a
nosso favor, levando-nosao sucesso
ou ao fracasso. A transcendência é
substituída pela imanência.
Para alcançarmos esse processo de
conexão,precisamos libertarnossoeu
interior. A educação que recebemos
denossospais,espiritualmentedesin-
formada, fazcomquecontinuemosa
repetir osmesmos vícios e erros que
acompanharam as diversas gerações
anteriores e que coibiram o desen-
volvimento de nossas possibilidades
interiores. Por issoéqueanossavida
não funciona como deveria. Somos
capazesde tudodesdeque libertemos
o “nosso deus interior” – a fonte do
conhecimentoedaverdade.
O rompimento com este círculo
vicioso ocorre quando deixamos o
passado irembora.“Let itgo”e“deixar
fluir” são dois mantras da NewAge
e referem-se a psicotecnologias de
fazerem os velhos padrões serem
substituídos por novos queenvolvem
rituaisdeDescartes,de limpezaambi-
ental,perdão,desapego,reformulação
dopensamento edousode fórmulas
lingüísticas, às quais se atribuem
o poder de mudar a nossa mente.
Louise Hay é a papisa desta última
modalidade.Afirmaçõesrelacionadas
aosmeusdesejossão feitasa todahora
para nos ajudar a mudar os velhos
padrões mentais que nos impedem
e impedem o universo à nossa volta
deacontecer. Paraestaautora tantoa
prosperidadecomoa faltadelaéuma
expressão das idéias e pensamentos
que temos dentro de nós. Um outro
bom exemplo é o Erhard Seminar
Training (EST),especializadoemnegó-
cios, que começa, justamente, ques-
tionando a vida de cada um de nós
e afirmando que “a razão pela qual
nossasvidasnão funcionaméporque
estamos vivendomecanicamenteem
vezde autenticamentenomundoda
experiência”.
Esta ênfase em uma espiritualidade
interior faz com que uma das carac-
terísticascentraisdaNE sejaa sacrali-
zaçãodo
self
. Este ébaseado emum
individualismo não mediatizado do
tipo“eu souaminhaprópria fontede
autoridade”, quedispensa intérpretes
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