Janeiro_2007 - page 28

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R E V I S T A D A E S P M –
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007
A influência das religiões sobre as
empresas
a ligação entre superestrutura re-
ligiosa e infra-estrutura econômica;
seja quanto à epistemologia, pois
Weber vê a sociedade como sendo
governada por uma causalidade
múltiplaecomplexa, enquantoMarx
acreditanumacausasimpleseúnica:
o fator econômico. É essa ruptura
weberianaquenospermiteadentrar
o campo da pesquisa e encararmos
a complexidade social commenos
dogmatismo e simplificação.
Weber parte do princípio que os
fundamentos do capitalismo já
podiam ser encontrados nas socie-
dadesbabilônica, romana, chinesa
e indiana. Mas para, a partir dos
fundamentos, chegar até o verda-
deiro capitalismo, foi necessário
um longo trajeto, não percorrido
por essas sociedades, que só foi
levado a cabo pela sociedade
ocidental e se caracterizou pela
racionalização.
Por qual razão, fatores, que seman-
tiveram embrionários durante tanto
tempo puderam se desenvolver no
Ocidente? Não é possível buscar-
mos uma razão exclusivamente
econômica,poiscomoexplicarque
fragmentos pré-capitalistas tenham
dado origem, num caso, ao capi-
talismomoderno e, noutro, a nada
de radicalmente novo, economi-
camente falando. Foi a partir disso
queWeber criou a hipótese de que
fatoresnãoeconômicos tenhamper-
mitidoo surgimentodocapitalismo
moderno: “Omaiorproblemacolo-
cadopela expansãodo capitalismo
não é quanto à origem do capital,
mas refere-se ao desenvolvimento
do espírito capitalista”
1
. E, no topo
desses fatores, encontramoso
ethos
protestante, ou seja, a maneira de
viver e pensar dos protestantes. A
partir de então temos uma série de
causas, que compõem uma rede
aberta emaleável, com três níveis:
o
ethos
de uma religião, o espírito
deumaeconomiaea infra-estrutura
econômica dessa economia. Pas-
samos então de um materialismo
marxistaaumacausalidadecomple-
xa weberiana, que cede espaço e
autonomiaà superestrutura, name-
didaemqueesta se traduzematos,
ações, modalidades de trabalho,
estruturas e instituições.
Como issoacontece?Weberdestaca
o importante papel desempenhado
pelos calvinistas nos Países Baixos,
pelospietistas,metodistasebatistas,
cuja vida é pautada pelo ascetismo
puritano. Mesmo partindo de pres-
supostos teológicos diversos, esses
protestantes têmmodos de pensar
Weber vê a sociedade como sendo governada por uma
causalidademúltipla e complexa, enquantoMarx acredi-
ta numa causa simples e única: o fator econômico.
Como isso acontece?We-
ber destaca o importante
papel desempenhado
pelos calvinistas nos Paí-
sesBaixos, pelos pietistas,
metodistas e batistas,
cuja vida é pautada pelo
ascetismo puritano.
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A influência da ão sobre as
e presas
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