Marco_2007 - page 115

Mesa-
Redonda
corretos,quenãoagridam,ficatudomais
fácil. Agora, por exemplo, na época do
racionamento,quandotínhamosdeusaro
chuveiroquentepormenostempo,éuma
agressãoà individualidadehumana.
RICARDO
– Mesmo que seja uma
necessidadede todos?
JEAN
–Quandovocê impõeumavon-
tadeúnicaeexclusivaéumaditadura.
ROBERTO
–Éoexercíciodaautoridade
sem dúvida nenhuma. Imagine essas
campanhas – “usemenos o chuveiro”
– dirigidas a um operário cujo único
prazer é chegar em cada e tomar um
banhoquente.
RICARDO
–Háaquecimento solar!
JR
–Talvez não pertença ao núcleo da
questão,mas até que ponto – quando a
mídiadádestaqueaoaquecimentoglobal
–nãoestãosendodeixados,conveniente-
mente,delado,outrostemastantooumais
sérios?AeconomiadeguerradosEUA–o
paísmaisricodomundo–quedesperdiça
recursos em instrumentos de destruição
emmassa.Porquenãodarmaisdestaque
àNoruega, Dinamarca,Suéciaque dão
um exemplo aomundo, com 76% de
cobrança de impostos – que lá talvez
sejambemaplicados–masqueaquino
Brasil,porexemplo,40%danossaecono-
mia sãoconfiscadosedesperdiçadosem
compadrismoecorrupção?Atéqueponto,
quandoumchefedeestadoouumpolítico
diz“gente,precisamosconsumirmenos”,
nãoéparaopúblicoesqueceressespro-
blemastãograves,sérios,prementes?
RICARDO
–NosEUA,osenhorBush ja-
maisimaginouaceitaroprotocolodeKyoto
–queéumaposturaperanteo futuro.
JEAN
– A tribo americana é egoísta,
egocêntrica, sóenxergaoumbigode-
les, não têmpreocupação ecológica;
acham que ecologia tem de ser feita
naAmazônia.
RICARDO
–Mas12estadosamericanos,
hoje,seguemoprotocolodeKyoto.Eisso
éapostano futuroque temde ser feita
agora.OBushvaiperderaseleiçõesnão
porqueperdeuaguerra,mas porquea
questãodoaquecimentoglobal invadiu
amídiadetalforma,queele,derepente,
vemaqui pedir umpoucodeajudana
questãodoálcool...
JR
–Achoquechegamosaumconsenso:
de que existe algo chamado consumo
responsável,diantedassériasameaçasà
sobrevivênciadoplaneta.Todosconcor-
damemquemarketing,propaganda,são
instrumentos eficazesdecomunicação
ecomercialização.Achoquepodemos
dedicar àúltima rodadaparaquecada
umexponhaoqueachapossível fazer
–não sónaescola,masemoutrosam-
bientes – para encorajar, desenvolver
este tipo de comportamento, sem que
se recorraàditadura.
CLOVIS
–Achoqueocomportamento
poderámudar.Acreditoqueum aluno
nosso vai jogar o papel no lugar certo
quandoele sealegrar com isso. Jogaro
papelno lugarcerto– talcomoohálito
– não quer dizer nada. Mas causará
prazer, quando entendido no universo
socialondeeleestiver;ou seja,quando
ele for recriminadoouaplaudido–eo
aplauso talvez seja uma alternativa à
ditadura.Éosímbolodopositivo.Não
mais pelo medo, mas pelo aplauso.
Ou mesmo, se um comportamento
não ensejar revolta, repulsadequem
está do lado, já será suficiente para
produzir uma inclinação em direção
a esse novo comportamento. Por en-
quanto,estamosnaesferadoaleatório.
Tanto fazo lugar onde vou jogar isso
“NÃOÉUMPROBLEMADEMARKETING;
ÉUMPROBLEMADEEDUCAÇÃO.”
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R E V I S T A D A E S P M –
MARÇO
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ABRIL
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