Maio_2008 - page 32

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R E V I S T A D A E S P M –
MAIO
/
JUNHO
DE
2008
A diversidade cultural nas
organizações
marcantes entre as diversas regiões do
país, o que permite diferenciar uma
cultura “baiana”, diferente de uma
cultura “gaúcha”, ou “mineira”, ou
“pernambucana”, ou “paraense”, ou
“carioca”, ou “paulista” e assim por
diante. É um fenômeno parcialmente
semelhante aodas culturas sub-regio-
nais francesas (bretã,basca,provençal
etc.) edeoutrospaíses.
Em outro grau de abrangência, en-
contramos diferentes culturas decor-
rentes das
procedências étnicas
5
dos
habitantes.NoBrasil,paísquerecebeu
grandes contingentes imigratórios ao
longoda suahistória recente, encon-
tram-se grupos que detêm valores e
tradições próprios das suas origens
germânicas,portuguesas,espanholas,
italianas, polonesas, ucranianas etc.,
traços de outras religiões numa es-
pécie de particular sincretismo. As
religiões afro-brasileiras sofreram
discriminaçãoeperseguiçãodurante
logo tempo; ultimamente houve
vários casos de intolerância com
esses cultos por parte de adeptos de
algumas igrejas evangélicas.
O
idioma
é outro fato gerador de
identidadecultural.NoBrasil,aquase
totalidade da população fala e se
comunicana línguaportuguesa,mas
existem pequenos grupos que usam
preferentemente idiomas indígenasou
dialetos europeus.
Paraalgunsautores,o
gênero
provoca
culturas específicas. Acredito, no en-
tanto, que homens e mulheres, per-
tencentes a ummesmo grupo social,
detêm valores, tradições e comporta-
mentos semelhantes. Podem existir,
sim, culturas específicas decorrentes
deoutrasorientações sexuais.
Outro grau de abrangência é o de
geração
. Os conflitos entre gerações
são tão antigos como a história hu-
mana. As divergências entre pais e
filhossãoamanifestaçãomaiscomum
Hámuitas cidades das regiões que tiverammaior impacto imigratório onde ainda
seutilizaa línguaoudialetodosascendentes.Trata-se–comexceçãodos indígenas
–dos gruposqueDarcyRibeiro (1998) denominade “povos transplantados”.
bem como árabes e judaicas. Existe
um grupo numeroso e influente de
ascendência japonesa, assim como
descendentes dos povos indígenas
originários e dos africanos vindos na
épocado tráficodeescravos.Mesmo
que todos se considerem brasileiros
e compartilhem muitos elementos
da identidade nacional, cada grupo
conserva tradições,comportamentos
evaloresespecíficosda formaçãodo
grupoaoqualpertencem.Hámuitas
cidades das regiões que tiveram
maior impacto imigratório onde
ainda se utiliza a língua ou dialeto
dosascendentes.Trata-se–comexce-
ção dos indígenas – dos grupos que
Darcy Ribeiro (1998) denomina de
“povos transplantados”.
Umelementoque tambémdetermina
diferenças culturais é a
religião
. No
Brasil há uma ampla base cultural
católica, mas existem prosélitos de
outras tradições religiosas, princi-
palmenteevangélicos,espíritaseob-
servantes dos cultos afro-brasileiros,
bemcomo judeusebudistas. Isto,em
geral,nãogeradiferençasprofundas,
devido,principalmente,à tradicional
capacidade brasileira para assimilar
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