Setembro_2009 - page 89

A rede que
informa, diverte, aproxima e vende
setembro
/
outubro
de
2009 – R e v i s t a d a E S P M
89
Sendo estudante de comunicação,
naturalmente vai utilizar a internet
e é uma candidata para entrar em
qualquer player digital, pois, daqui
apouco,nãohaverádiferençaentre
player digital ou não digital. Mas
acho que a escola tem a função –
como sempre teve – de formação
em comunicação e marketing,
pegando essa garotada que vem
já digitalizada, continuar sendo o
celeiro para alimentar omercado.
JRWP
– A ênfase seria na tecno-
logia ou nos aspectos comporta-
mentais?
Lobianco
– Sociocultural. Ela
está lá vivendo, dividindo, con-
sumindo.
Tripoli
– Falo como alguém
desesperado, numa agência que
tem hoje quinze vagas abertas –
algumas delas hámeses. Inclusive
assumimos a responsabilidade
de ajudar de alguma forma, a
complementar a formação da
escola para tentar acelerar esse
processo de absorção de mão de
obra. Existe um gap de mão de
obra entre omundo acadêmico e
uma agência como a iThink. Não
porqueaescolaestejaerrada,mas
porquea tecnologiaacabamudan-
do tão rápido – a questão tática
operacional é tão efêmera, que o
mundo acadêmico não consegue,
muitas vezes (neméopapel dele),
adaptar-se de forma rápida.Mas a
agência temumcompromissocom
o seu cliente agora. Investimos o
tempodealguns gestoresda iThink
para complementar a formação
acadêmica, para a pessoa conse-
guir entrar rapidamente no jogo
do trabalho.Devemos ter, hoje, de
50 a60%das pessoas quenão são
da áreade engenhariada agência,
vindas da ESPM; é umdos lugares
do qual mais se recruta.
Guasti
– Na e-bit, percebemos
que as pessoas vêm com alguma
experiência e conhecimentos aca-
dêmicos, mas não têm experiência
prática.Nessemercadoé importante
que as pessoas busquem entender
como funciona uma empresa, um
e-commerce. Esse tipo de conhe-
cimento pode ser tirado da própria
internet, vá no Google, busque lá
fora referências porque omercado,
pelomenosobrasileiro, tempoucas
referências,poucos livrose fontes já
preparadas. É importante conhecer
as empresas, tentar contrabalançar
o lado acadêmico com alguma
experiênciaprática, porque issovai
potencializarascarreiras.De fato, a
internet permeia toda a sociedade;
e no caso de querer ser estatístico,
você temna internet apossibilidade
de trabalhar compesquisa eletrôni-
ca; quer trabalhar com varejo, tem
ocomércioeletrônico; agência, tem
mercadopara todos; engenhariavai
fazerumcarrousandoalgumacoisa
pela internet com colaboração do
próprio consumidor final. Portanto:
fique atento às oportunidades.
Waengertner
–Euministroadis-
ciplinaaquinaEscolaque sechama
Marketing Digital e acredito que
ela estará realmente consolidada,
quando se chamar apenas Marke-
ting.Conversomuitocomosalunos
e, eventualmente, um delesme diz
“nãogostomuitode tecnologia,não
tenhovocação”.Pergunto seelenão
deveria pensar em seguir outra car-
reira diferente de comunicação, ou
entãomudar o seumodelomental,
porquenãoéumaquestãodequerer
ounão,gostarounão,elavemcomo
uma onda e vai engolir omercado.
Fábia
–OPedroadiantouumapar-
tedoqueeu iadizer.Douaulaaqui
naESPMhámuitosanos, temosum
programade traineesno Ibopeonde
eles ficam dois anos e acho que
cercade40%vêmdaESPM; o resto
são alunos da ECA e da Fundação
Getulio Vargas ou com formação
matemática.Avantagemdosalunos
da ESPM é que têm uma vivência
demundo, são alunos que tiveram
umaboa formação, conseguem in-
terpretarumpoucodocontextoque
se precisa agora, pouca habilidade
matemática.Os nossos clientes es-
tão falando de negócios que estão
numcenárioenumcontextomutá-
veis.Oqueprecisamos édemenos
habilidade criativa, que muitos
deles têm, e menos habilidade de
marketing, nãono sentido criativo,
mas habilidade de marketing para
interpretar uma situação, projetar e
fazer uma recomendação. Essa ca-
pacidade de recomendar, vejo em
muito poucos, mesmo nos alunos
de pós-gradução.
JRWP
–Minhaúnica frustraçãoéa
dequeo tempoé limitado eas pá-
ginas da Revista também, porque
aconversaestámuitoestimulante.
Gracioso
– Acho que foi uma
discussão ricaque–comovocêsper-
cebem-estánopapelepoderáconti-
nuarnassalasdeaulaenasempresas.
ES
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