Marco_2008 - page 6

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R E V I S T A D A E S P M –
MARÇO
/
ABRIL
DE
2008
A
Revista da ESPM
entrevistou para este número dedicado aos negócios do turismo
duasmulhereseumhomemquecobrem trêsdasáreascríticasdestemundoaomesmo
tempo complexo, desafiador emaravilhoso – e que têm coisas estimulantes a dizer.
JEANINEPIRES
representaavisãooficial.Aos40anos, à frentedaEmbratur, aprendeu
a vender oBrasil, no início da década, levando turistas argentinos e portugueses em
vôos charter para oNordeste. A partir de 2003, a Embratur passou a cuidar exclusi-
vamente da promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, serviços e
produtos turísticos brasileiros no exterior. Ela reformulou aparticipaçãodoBrasil em
feiras internacionais de turismo e adequou as estratégias ao PlanoAquarela deMar-
ketingTurístico Internacional, oplanodemarketingquedáasbasesparaapromoção
internacional do Brasil nos próximos 10 anos. E que também deu origem à criação
daMARCABRASIL. Ela foi entrevistada por Claudia Penteado.
CHIEKOAOKI
é a brasileira japonesa, chamada grande dama da hotelaria interna-
cional. Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, empresa que leva a versão em
inglês do seu nome Aoki, que significa árvore azul, atua em hotelaria há 25 anos.
Chiekoé formadaemDireitopela faculdadedoLargodeS. FranciscodaUniversidade
de S. Paulo e fez cursos sobre administração naUniversidade Sophia, emTóquio, e
de hotelaria, naCornell University, nos EUA.
Na entrevista concedida a FranciscoGracioso e J. RobertoWhitaker Penteado, falou
sobre os novos conceitos diferenciais de hospitalidade, que introduziu nos serviços
e no estilo de gestão dos seus hotéis – e de como a espiritualidade ocupa um lugar
importanteem suavidapessoal eprofissional. E tambémdecomoasculturasdeBrasil
e Japão estãomais próximas doque se imagina.
Finalmente,
BELARMINO IGLESIASFILHO
revelaquase todosos segredosdo restau-
rante-empresa demaior sucessodopaís: oRubaiyat. Nascido em SãoPaulo, filhode
galegos, éoprincipal administradordeuma redeque incluidoisBabyBeef,AFigueira
e oPortoRubaiyat, em SãoPaulo, oCabaña Las Lilas, emBuenosAires, BabyBeef e
PortoRubaiyat, emMadri.
FormadoemeconomiapelaFEA-USP,compós-graduaçãodaFundaçãoGetulioVargas,
Belarmino estagiou na contabilidade de um banco, antes de ir trabalhar com o pai,
em 1982. Fez estágios em culinária e hotelaria nos EstadosUnidos – e introduziu as
mudançasque tornarama redeumverdadeiroexemploa ser seguidoemescalamun-
dial.Atualmente, também gerencia a parte agrícola e pecuária da FazendaRubaiyat,
emDourados (MS), onde são criados e geneticamente aprimorados os bois, frangos,
porcos e javalis utilizados pelos restaurantes.
Entreosprojetosparao futuro, estáaexpansãodaempresa. Belarminonãohesitaem
afirmar que poderá, rapidamente, dobrar de tamanho.
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