Maio_2008 - page 93

93
MAIO
/
JUNHO
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Gianni
Vattimo
tempo,dominaramatradiçãofilosófica,
e que, em oposição ao
pensamento
fraco
, ofereciamestruturas totalizantes,
fixase rígidas−numapalavra,
fortes
sobreasquais fundaraexistência.
Paracompreendermelhorarelaçãoen-
treo
pensamentofraco
easfilosofiasde
Heidegger eNietzsche, quero chamar
a atenção para o conceito de
niilismo
discutido por este último, segundo o
qual afilosofiaeaculturaocidental se
desenvolvem em direção ao esqueci-
mentodaconsistênciaobjetivadoSer,
processo que se identifica com o que
algunsfilósofoschamamde“amorteda
metafísica”,eosteólogos,confirmando
o diagnóstico de Nietzsche, “amorte
deDeus”: o fim das idéias universais,
imutáveiseabsolutas,eoingressonuma
era de relativismos, fragmentação,
multiplicidade, diferenças. Se, para
Nietzsche, por um lado, aperdadessa
consistência sedesdobraemcrise, por
outro,elaapresentaumladopositivo,já
quelibertariaoshomensparaaprojetua-
lidade efetiva. Nesta perspectiva, não
existem limites naturais insuperáveis,
mas situações que as pessoas têm o
poderdemodificar,fundamentalmente,
sozinhasoucoletivamente.
EmHeidegger,porsuavez,apontopara
oconceitode
diferençaontológica.
Ba-
sicamente, ele exprime a idéiadeque
o Ser não se identifica com os entes.
Masoque istosignifica?Temaver,por
exemplo,comadiferençaentrealuzeo
objetoporelailuminado.Aluzproduza
visãodosentes (dascoisasparticulares),
mas ela mesma não coincide com
os entes e nem se encontra neles.
Heidegger acreditava na importância
da
diferença ontológica,
pois escrevia
noiníciodoséculoXX,quandosurgiam
as grandes vanguardas humanísticas e
artísticasdaépoca.Aindabuscandoelu-
cidaresteconceito,levantoasquestões:
porqueKandinskycriouaarteabstrata?
Porqueasvanguardassepropuserama
subverterasrepresentaçõesliteraisdarea-
lidade?Por queohomemmoderno se
revoltacontraummundoquepretende
ser objetivo e dar uma visão absoluta
da realidade?Taylor, empresárionorte-
americanoe idealizadordomodelode
produção que antecede o fordismo,
escreveu, em1907, um livro intitulado
A organização científica do trabalho
.
Ali, eledescreve adivisãodo trabalho
Afilosofiadopensamento fracosedesen-
volveapartir dasfilosofiasdeNietzsche
e Heidegger, na tentativa de pensar a
emancipaçãodoshomensem funçãodo
enfraquecimentodasestruturas fortesdo
pensamento, das leis, da realidade, etc.
A morte de Deus
: o fim das idéias
universais, imutáveis e absolutas, e o
ingressonumaerade relativismos, frag-
mentação, multiplicidade, diferenças.
Ð
Cenas do Filme: OSétimoSelo- Ingmar Bergman
1...,83,84,85,86,87,88,89,90,91,92 94,95,96,97,98,99,100,101,102,103,...132
Powered by FlippingBook