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MAIO
/
JUNHO
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Jorge
Fornari Gomes
Quantomaior a área do
aparente
do
aparente
,maisconhecimentostemoin-
divíduosobresimesmoedarealidade.
Paratal,devereduziraáreado
ocultodo
aparente
, ampliando a percepção de
simesmoatravésdo
feedback
.Comisto,
abre suamente tambémpara entender
melhoraspectosdo
aparentedooculto
e reduz a (infinita) área do
oculto
do
oculto
.Asimplicidadedestasregrasnão
revela a profundidade nem aDor que
causaesseprocesso.Segueumconjunto
Deprincípiosquealicerçamodesenvol-
vimentopessoalnasduasfilosofias.
PRINCÍPIOSDODESEN-
VOLVIMENTO PESSOAL
v
Aviagemdodesenvolvimentopes-
soalésolitáriae trabalhoparaumavida.
v
Aceitar que o processo de cresci-
mentopessoal nãoéharmônico,mas
conflituoso.
v
Saberqueocrescimentoéumaati-
tudede riscoededesafioscontínuos.
v
O processo de desenvolvimento
nãoépuramente lógiconem racional.
Existemmuitas pontas soltas e difí-
ceis de explicar. O processo deve ser
entendido (cognitivo) e experimental
(sensorial eafetivo).
v
Àmedidaquecrescemosavidafica
mais complexaeédentrodessacom-
plexidade que o processo de cresci-
mento ocorre. As dificuldades fun-
cionamcomoexpansõesdamente.
v
Oprocessodedesenvolvimentodá
à pessoa uma maneira diferente de
encararavidaereagiremrelaçãoaela.
Leva-a assumir responsabilidade por
simesmo, pelos seus atos, demodoa
nuncaatribuiraosdemaisresponsabili-
dadespelosseuserros,nãose fazerde
vítimafrenteàscircunstânciasadversas,
mas,aocontrário,tomá-lascomoopor-
tunidadesdedesenvolvimento.
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