Maio_2008 - page 95

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MAIO
/
JUNHO
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Gianni
Vattimo
neos haviam esquecido o Ser. Sendo
assim,opensamentodeverialembrar-se
do Ser, tornando-omais presente,mas
nestecasovoltaríamos auma situação
em que o Ser se representa perante
nós, fazendo-nos novamente escravos,
tolhendo nossa liberdade. À identifi-
caçãodoSer comos entes,Heidegger
dá o nome de
metafísica
, conceito
abrangente eprimordial nahistóriada
filosofia,designando todopensamento
que,dePlatãoaoPositivismo,conforme
penso, busca associar o Ser à objetivi-
dadedada, semdistingui-los.
Apartirdestesdoisconceitos,portanto,
o
niilismo
de Nietzsche e a
diferença
ontológica
de Heidegger, chegamos
ao
pensamento fraco
. O
pensamento
fraco
parteda idéiadequeocorreum
processodedissoluçãodoSerenquanto
objetividade, o que não deve ser to-
madocomoumprocessotemporárioao
términodoqualoSertornariaaaparecer
na sua presença plena e verdadeira,
tal como antes. Caso isto acontecesse,
seríamos ainda mais “escravos” do
que éramos na época da sociedade
industrial total. Paracumprir oobjetivo
emancipativodopensamento,portanto,
nãodevemosresgataroSercomoobjeto
presente, pois istonos tornariacativos,
senãoconcebê-loparaalémdos entes
que se apresentam diante de nós. Os
entes não se identificam com o Ser e
nãoo esgotam.O Ser é umhorizonte
dentrodoqualosentesaparecem,mas
que pode ser diferente deles. Tem-se
aquiumresíduodaquiloqueosmedie-
vaischamavamde“teologianegativa”,
quandoopensamentodoSerparaalém
dos entes implica despir estes últimos
de suas contingências, isto é, de suas
características acidentais, transitórias,
suspendendo assim todo juízo sobre a
realidade.BertoldBrecht,poetamarxista
alemão, tem uma belíssima expressão
que diz que as coisas que acontecem
todososdiasnãopodemserconsidera-
dasnormais.
Aprimeiramanifestaçãodo“enfraqueci-
mento”decorredofatodequehojenão
sepodemais identificar o Ser comos
entes.Issosedáporqueamodernidade
produziumudançassociaisquetornam
inverossímil a hipótese de que haja
uma única verdade para toda a hu-
manidade. Atualmente, os povos que
outrora eram classificados de “primi-
tivos” pelos europeus se recusam a
A identificação do Ser com os entes, que
pode ser remontadaaPlatão, ganha força
na eramoderna, com o desenvolvimento
do positivismo e da organização total da
sociedade. À identificaçãodo Ser comos
entes,Heideggerdáonomedemetafísica,
conceito abrangente e primordial na
história da filosofia, designando todo
pensamentoque,dePlatãoaoPositivismo,
conforme penso, busca associar o Ser à
objetividade dada, semdistingui-los.
Niilismo deNietzsche
a diferença ontológica de Heidegger,
chegamos ao pensamento fraco de
Vattino.
Amodernidade pro-
duziu mudanças so-
ciais que tornam in-
verossímil a hipótese
dequehajaumaúnica
verdade para toda a
humanidade.
Ð
Imagens: RenéMagritte
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