Maio_2008 - page 106

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R E V I S T A D A E S P M –
MAIO
/
JUNHO
DE
2008
A cabala e o
desenvolvimento de pessoal
Acabala o
desenvolvim nto de pessoal
הלבק
GEBURAH
(Gue-
vurá, Guevuráh,
Din). Coragem e
sabedoriapara jul-
gar. Severidade,
firmeza e justiça. É preciso senso
crítico apurado para ajudar a si
mesmo e as demais pessoas. É a
capacidade de julgamento que
balanceia a justiça e a prudência.
O autocontrole e o questionador
dos impulsos. Estes conceitos não
têm ligaçãocomculpaoupecado,
os quais vêmdaprópria consciên-
cia da pessoa. Julgamentos são
situacionais, podendo ser válidos
num contexto e não em outro.
Tudo se baseia nos objetivos e
nas intenções que sustentam o
comportamento, a ação. Fluem
em nós dois tipos de energia,
uma voltada para a bondade e
compaixão e a outra para o julga-
mento. Faz parte do crescimento
pessoal julgar com honestidade,
imparcialidade e capacidade. A
capacidade de se emitir um bom
julgamento depende do conhe-
cimento dos fatos, da ética, da
moral. Isto exige discernimento
para entendimento dos códigos
e símbolos que nos tocam no
cotidiano em cada situação. Não
seremos um ser humanocompleto
se não tivermos a capacidade e
a coragem do julgamento. Julgar
gera o desconforto do cresci-
mento, tal como ser julgado de-
manda responsabilidadepara tirar
das situações as aprendizagens
decorrentes.Tendemos a associar
sucesso e felicidade com a posse
de bensmateriais,mas essa não é
a verdadeira felicidade na vida.
CHESED
(Chessed,
Héssed). Coragem
e sabedoria para
doar a si mesmo.
Bondade, benevo-
lência, generosi-
dade. Misericórdia, compaixão.
Balanceiao rigordocastigo.Repre-
senta o desejo de compartilhar
incondicionalmente. Ato gratuito
e espontâneo de bondade e amor.
Generosidade sem preconceitos,
extrema compaixão. Capacidade
de separar os desejos das reais ne-
cessidades humanas. O conceito é
mais uma vez situacional. Sabedo-
ria para oferecer, com responsabi-
lidade, o que o outro precisa e pode
consumirsemdecaircomo recebido.
Oconceitoestá ligadoao fatodeque
Deus não espera nada, ele tem tudo,
apenas dá. Dar está na essência da
natureza humana. A única maneira
de conseguirmos o que queremos
e necessitamos é dando aos outros.
Inclui também a intencionalidadedo
dar.Demandaqueaaçãosejaadotada
mesmo quando não se tem vontade
de dar. Isto tudo transcende o mero
atodecaridade.
TEFERET
(Tipareth,
Tiphereth). A be-
leza e a perfeição
está no equilíbrio.
Um mundo equili-
brado é sinônimo
de beleza e perfeição. Reconcilia
o abaixo e o acima, omasculino e
o feminino, o esquerdo e odireito,
a bondade e a severidade. Junto
comChesed (Bondade) eGevurah
(Justiça) cria a harmonia. Trans-
forma em beleza a sabedoria e o
entendimento por meio da luz do
conhecimento. É uma competência
extremamente importante porque
sintetiza e produz o equilíbrio da
ação.Reduzocalor eaumentaa luz.
Éamanifestaçãodoautocontrolepor
meioda sabedoria. É saberdesistirda
luta que não traz proveito. Deixar as
coisasseguiremocurso,seminterferên-
cia, quando esta é amelhor alterna-
tiva. É continuar confiando, mesmo
quandoa situaçãoémuitoadversa. É
continuar tentando quando se sente
que vale a pena. É a sala do tribunal
em nossa cabeça onde promotor e
defesa buscam fatos para a melhor
decisão.Éoautocontrole,oequilíbrio
quecolocanoprumoobarcodragado
pelodogma insensato.Vocênãodeve
ser umcarro sem freio.
BINAH
(Biná). Inte-
ligência. Serenidade.
Bom-senso.Conheci-
mento responsável,
maduro, objetivo e
racional das coisas
da realidade, livredas tendenciosi-
dades edopreconceito. Baseparao
entendimento. É a lógicaquedefine
e inspira a energia e o movimento.
O lado esquerdo do cérebro, onde
funcionaa razão,organizandoopen-
samentode forma lógica e racional.
O útero feminino que fecunda toda
a potência humana, mas dentro do
rigor, da ordem, da arte, da vida. A
vidaéestéticaedemanda respeitoe
observação das regras que definem
seu rumo e forma. Pessoas desinfor-
madas e desatualizadas correm os
riscos do simplismo (simplificar o
complexo), deconfundir suposições
com fatos, deprender-se a dogmas.
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