Janeiro_2007 - page 13

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R E V I S T A D A E S P M –
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007
Entrevista
diz a mesma coisa, só que sem a
negativa: faça ao teu próximo aquilo
que queres que te façam. E quando
pegamos, por exemplo, nobudismo,
oidealdobodhisattva.Obudismotem
duasgrandesestrelasguias:o idealdo
arhat,quequerdizeraquelequebusca
libertar-se da ignorância e do sofri-
mento,poisosofrimentoédecorrente
da ignorância espiritual. Esse arhat é
aquelequebuscaonirvana,omundo
da luz, da sabedoria, o mundo dos
budas.Quando,finalmente,depoisde
um longocaminho,eleestádiantedo
nirvanaque tantobuscou, noumbral
que divide osmundos, soboumbral
ele ouve um pranto inenarrável que
vem de todas as direções – e esse
pranto, que o faz estancar embaixo
desseportal, éo sofrimentode todaa
humanidade.Nestahora, quandoele
sedácontadequeo sofrimento, que
estava buscando, transcendeu, não é
só dele, mas de todos, desaparece o
ideal do arhart e no lugar dele surge
o bodhisattva, debaixo do mesmo
umbral, comadiferençaqueoarhart
estava de frente para o nirvana e de
costas para o mundo, e o bodhisat-
tva está de costas para o nirvana e
de frente para omundo. O ideal do
bodhisattvaévoltaroquantoantesao
mundopara fazeroquedeveser feito.
Tendoelepercorridoocaminhoatéo
portal donirvana, possui omapa e é
ele, portanto, quemprecisaajudar os
quebuscamchegar lá também.Cada
umque chega até lá retorna, atéque
um dia, finalmente, possamos ter a
segurança de que entramos todos e
juntos, porque só assim é possível o
nirvana.Todas as tradições espirituais
têm, em seus fundamentos, valores
idênticos porque o bem é um só
onde quer que ele seja descoberto.
A caridade é uma só onde quer que
seja praticada; a compreensão, a in-
terpretação – as doutrinas teológicas
vão variar enormemente, e é bom
que variem porque tudo issomostra
a riquezadopatrimônio teológicoda
humanidade. Mas os valores funda-
mentais são sempreosmesmos onde
quequer sejamexpressosevividos.A
mensageméuma só.
JR
–Gostaria de que você falasse
umpouco sobreoprojeto emque
está envolvido, de desenvolver
uma escola, pluri-religiosa, um
pouco a ver com o que chama-
mos de ecumenismo.
GRACIOSO
– Imagine termos
Obodhisattvaestádecostasparaonirvanaede
frenteparaomundo.
F
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