Janeiro_2007 - page 11

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R E V I S T A D A E S P M –
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2007
Entrevista
importantes, que vão mexer com a
vidade várias pessoas, envolver risco
para a empresa e, muitas vezes, não
me sinto totalmente seguro, apesarde
ouvirmeuscolegas.Ànoite, emcasa,
recolho-meepeçoaDeusqueme ins-
pireeajude-meaencontrar amelhor
solução. Acho que isto é o máximo
que sepodepediraalguém“dooutro
lado” e – com toda franqueza – seria
até imoral pedir mais do que isso.
Portanto, como imaginar que alguém
possa recorrer a forças ocultas que o
ajudarãoaenxergaro futuro?
GUSTAVO
– Em primeiro lugar, vou
exporcomoentendoafunçãooracular
noI-Ching.Opapeldafunçãooracular
éajudar-nos aentendermelhor anós
mesmos. No interior de cada ser hu-
manoexisteumsábioconselheiroque
nos foi doado antes de nascer e nos
acompanha a vida inteira. O grande
homem ao qual é bom ouvir – diz o
textodo I-Ching–éessedentrodenós
mesmos.Oque esse grandehomem,
dentrodenós,podefazerépossibilitar-
nos compreender o presente e como
melhor lidarcomele,poiso futuro,do
presente équenasce. Se encaminha-
mosbemopresente,despreocupemo-
nos do futuro porque o presente é o
que temoseficaz,disponível,possível
emnossasmãos.Entãocuidemosbem
delequefrutossadiosnascerão.Avisão
oracular nãovisabisbilhotar o futuro;
visapossibilitarumamaiorcompreen-
sãodopresente, sabendoqueédesta
compreensão mais profunda que
poderemos fazer nascer um futuro
melhor, construído por nós porque
somosnósqueestamos em jogopara
nósmesmos.
JR
–De qualquermaneira, acho que
existe uma diferença bastante clara
entre o ser religioso, ligado a uma
crença antiga comooCristianismo, e
o outro que não tem essa ligação na
própria impossibilidade que oGraci-
osodefiniucomo“eupeço inspiração;
não quero resposta”. No entanto,
lemossobreosantigosgregosque iam
aDelfos e queriam uma resposta. Eu
diria que numa situaçãomais cotidi-
ananoBrasil, nas religiões deorigem
africana,aspessoas,muitasvezes,vão
ao terreiro,perguntamequeremouvir
algomaisconcreto.
GUSTAVO
– O que há de mais
concreto do que conseguir enxergar
e compreender melhor o presente?
O que é mais concreto, palpável,
eficaz? Nesse sentido, a função do
I-Ching, como oráculo, é ser um
eficaz livrode sabedoriae, comoum
livro de sabedoria, o que ele busca
é nos ajudar a compreender o que
nós temos, sozinhos, dificuldade
de compreender. Então o recurso à
práticaoracularé justamenteparanos
possibilitar uma ampliação de com-
preensão de nósmesmos, de nossas
vidas edenossaspossibilidades aqui
eagora,nesse instantepresentequeé
onde somente nós estamos vivendo.
Ninguémviveemoutroespaçosenão
odo instantepresente.
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