Janeiro_2007 - page 2

P
odemos situar o conteúdo desta edição da nossa Revista entre dois pontos extremos. De um lado, estão as opiniões de
especialistas em consumo comoGeorges Chetochine e PacoUnderhill que enxergam o consumidor de hoje sob a ótica
do varejo. Para eles, é o ritmo frenéticodo varejoque determina a natureza domarketing e a competição entre asmarcas.
Sugerem que o consumidor de hoje é leal às grandes redes varejistas, muitomais do que àsmarcas tradicionais. Portanto,
trata-se de uma questão essencialmente pragmática sobre quem temmais poder: o varejista ouo fornecedor. Nooutro ex-
tremo, estão as preocupações reveladas pelos participantes da nossamesa-redonda, preocupados com a sustentabilidade
do planeta e os aspectos éticos do consumo. Entre esses extremos estão as preocupações do dia a dia: como adivinhar os
anseiosdoconsumidor ecomoatendê-losmelhordoqueosconcorrentes.Aqui tambémasmudançasestãoocorrendocom
rapidez.Apropaganda, que sempre foi um instrumento educativodo consumidor, assume agorauma feição elitista eparte
doprincípiodequenãohámais vantagens concretas ademonstrar nos comerciais.ComodisseGeorgesChetochine, como
criar diferenças, quando elas não existemmais? Cria-se um vazio, que as grandes redes de varejo aproveitam para atrair
multidões,nãomaisatrásdemarcas,masdocrédito...Masé impossível generalizar.Omercadoécadavezmais segmentado
e o comportamentode cada grupo influenciado agora pormídias altamente especializadas, comoomundodigital. Enfim,
parece que até a natureza humana estámudando, nummundo em que nadamais é sagrado, ou duradouro.
FranciscoGracioso
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
JacquesMarcovitch
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
C
OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
C
APA
EdsonKonioshi –Packing.Design
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
Arttoday
Keystone
R
EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
P
UBLICIDADE
e-mail:
PARAASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508OUMANDEUM FAXPARA: (0XX11) 5085-4646.
SITE:WWW.ESPM.BR
MUDAMOSOSCONSUMIDORESOU
MUDAMOSNÓS?
I
MPRESSÃO
EditoraReferência
Rua François Coty, 228–CEP 01524-030
Tel.: (11) 6165-0766– Fax: (11) 272-6921
e-mail:
R
EDAÇÃO
RuaDr. ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo–SP–CEP04018-010
Tel.: (11) 5085-4508– Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
D
ISTRIBUIDOR
E
XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
R
EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamentoda teoria eda
prática nos campos da administração em geral,
domarketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
I
NSTITUIÇÃO
M
ANTENEDORA
C
ONSELHO
D
ELIBERATIVO
Armando Ferrentini – Presidente
Altino João
deBarros
AvelarVasconcelos
GeraldoAlonso
Filho
HiranCastelloBranco
JoãoDeSimoni
Soderini Ferracciù
José Francisco Queiroz
Luiz Marcelo Dias Sales
Roberto Martensen
SergioReis
C
ONSELHO
F
ISCAL
AlexPeriscinoto
DecioClemente
JoséHeitor
AttilioGracioso
C
ONSELHEIROS
A
SSOCIADOS
AlexPeriscinoto
AltinoJoãodeBarros
ÁlvaroNo-
vaes
AntonioJacintoMatias
ArmandoFerrentini
AvelarVasconcelos
ChristinaCarvalhoPinto
DecioClemente
FranciscoMesquitaNeto
Geral-
doAlonsoFilho
HiranCastelloBranco
JoãoDe
Simoni Soderini Ferracciù
JoãoRobertoMarinho
JoãoViniciusPrianti
JoséFranciscoQueiroz
JoséHeitorAttilioGracioso
LuizFernandoFurquim
Luiz Marcelo Dias Sales
Octávio Florisbal
PetrônioCorrêa
RicardoFischer
RobertoCivita
Roberto Duailibi
RobertoMartensen
Sérgio
Reis
WaltelyLongo
.
1 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,...121
Powered by FlippingBook