Marco_2006 - page 2

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REV I STA DA ESPM–
J A N E I RO
/
F E V E R E I R O
D E
2006
O
Edi
torial
EXPEDIENTE
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ONSELHO
EDITORIAL
Francisco Gracioso – Presidente
Alex Periscinoto
Alexandre Gracioso
Jacques Marcovitch
J. Roberto Whitaker Penteado
E
DITOR
J. Roberto Whitaker Penteado
MTBn
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178/01/93
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DITORIAL
LúciaMaria de Souza
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ROJETO
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RÁFICO
MiriamDuenhas
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Edson Konioshi
Packing.Design
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NÃO
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Arttoday
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Anselmo Teixeira de Vasconcelos
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AÚLTIMA FRONTEIRA
Brasil tem muitas fronteiras que excitam a imaginação dos jovens. No
oeste, nossos pioneiros fecundaram a terra bruta e transformaram o sertão
em cidades progressistas. No mar, as plataformas da Petrobras navegam
para as regiões abissais e preparam-se para atingir profundidades
inimagináveis. Mas nenhuma outra fronteira das atividades humanas
mostra-se hoje tão promissora e dinâmica como o varejo brasileiro. Faço
parte de uma geração de publicitários e homens de marketing que se
formaram sob a égide da indústria de bens de consumo. Nossos clientes
eram fornecedores do varejo e muitas vezes entravam em conflitos de
que nós também participávamos. Por essa razão, muitos profissionais e
acadêmicos formaram-se na ignorância do que é realmente o varejo. De
repente, as coisas começaram a mudar e já não é mais possível ignorar
essa nova realidade. Nosso varejo é talvez a parte mais dinâmica da
economia,expandindo-seem todasasdireções,contribuindoparaa inclusão
social demilhões de famílias e criando centenas demilhares de empregos,
todos os anos. Para os jovens formandos das universidades, o varejo tem
uma atração especial, pois as grandes cadeias varejistas estão se
sofisticandoe trabalhamhojecommétodosmodernosdegestão,marketing
e logística.
Como escola líder do universo do marketing, a ESPM não poderia ficar
alheia a essa nova fronteira. O novo núcleo de estudos de varejo da ESPM
já está desenvolvendo estudos pioneiros e oferecendo cursos cada vez
mais variados. E, dentro em breve, entrará em funcionamento o primeiro
Retail Lab instalado em uma escola superior brasileira. Para nós, o varejo
tem duas vertentes: é preciso conhecê-lo e entendê-lo não só como local
de trabalho para nossos formandos, mas também como foco de uma
autêntica revolução que está ocorrendo no ponto-de-venda. O varejo de
hoje não é apenas um centro de compras; mas um centro de criação e
difusão de imagem de marcas. Leia um pouco de tudo isso nas páginas
que se seguem.
FranciscoGracioso
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