Maio_2002 - page 29

Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
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referentes às diferenças hemisféricas se
deslocaram
paracadavezmais longedas
descobertas da pesquisa básica
” (grifo
meu). Os autores referem-semesmo “à
avalanche da literatura popular” sobre
tal discrepância, incluindo (pág. 320) a
idéia de que “as diferenças entre pesso-
as” – por suposto, pessoas mais criati-
vas oumenos criativas – “podem estar
relacionadasàdiferençanograuemque
elasusam seusdoishemisférios”– idéia
“tãoatraentequecativoua simpatiados
meios de comunicação populares.”
“Oprincipal problemanessas alega-
ções” – afirmam os autores, de forma
clara e inequívoca (pág. 325) – “é que
há pouca coisa em termos de evidência
científicaque ligueacriatividadeaohe-
misfério direito e menos ainda de evi-
dênciaqueespecifiquea ligaçãodegraus
decriatividadecomograudeutilização
dohemisfériodireito”.Eudeveriacolo-
car em grifo esse parágrafo!
• • •
Haveria algo a acrescentar?
hemisfério direito produzirá desenhos
respeitáveis, atémesmoemadultos sem
treino. O caso é que amaioria das pes-
soas nãodá ao cérebrodireito a oportu-
nidade de mostrar seus talentos. O he-
misfério esquerdo verbal e analítico
(sem aptidão artística) se envolve e in-
terfere. A tendência natural de classifi-
car e analisar uma figura ou uma cena
antesdedesenhá-la, segundoopontode
vista de Edwards, é a fonte dessa inter-
ferência.
OmétododeensinodeEdwardspre-
tende reduzir a quantidade de envolvi-
mento do hemisfério esquerdo no pro-
cessodedesenhar.Numde seusprimei-
ros exercícios, o estudante deve fazer a
cópia a lápis de um desenho bem deta-
lhado de uma pessoa – com a figura de
cabeça para baixo. O raciocínio é sim-
ples.Decabeçaparabaixo, a figuranão
é tão fácil de ser reconhecida.De fato, é
difícil classificar qualquer de suas par-
tes. Edwards propôs, assim, que o he-
misfériodireitopode realizar a tarefade
copiardecabeçaparabaixo sema inter-
ferência do esquerdo. De acordo com
Sim,porque
Cérebroesquerdo,cérebro
direito
relata um caso que não só se con-
fronta comminhas dúvidas sobre a possi-
bilidadede“treinar”ou“esquentar”umhe-
misférioparaefeitosprodutivos,comotam-
bém porque a explanação toda é muito
elucidativa–eo finalmuitocômico.
Os autores comentam o método de
uma professora de arte da Califórnia,
Betty Edwards, apresentado em seu li-
vro
Desenhando com o lado direito do
cérebro
(J.P.Tarcher,LosAngeles, 1989
– aliás, já traduzido noBrasil, Ediouro,
2000) – que, pessoalmente, eu tomaria
por paradigma de toda essa atual e
simplistadicotomia.Acheimais impar-
cial confiar todaadescriçãodocasoaos
autores, sem depender de autorização
de sua editora para a longa transcrição
a seguir (dispensando as aspas), bene-
ficiadopelaconfortável coincidênciade
ela ser aminha própria.
Relatam os autores: sua premissa
básica (deBettyEdwards) é direta: sob
ascondiçõescomuns, éohemisfériodi-
reitodocérebroque temhabilidadepara
desenhar. Quando deixado sozinho, o
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