Maio_2002 - page 22

Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
26
efeitomultiplicadordos investimentosali
alocados:capitalem infra-estruturadealta
tecnologia gera ocupação direta, na pró-
pria infra-estrutura, aquecendo o setor;
gera ocupação indireta, de fornecimento
de tecnologia, aquecendo outros setores;
e gera ocupação futura, pelo novo pata-
mardesuportequea infra-estruturapode-
ráproporcionar paranovosnegócios.
De outro lado, a privatização apanha
omercadodeofertademão-de-obrades-
prevenido: as mudanças que este movi-
mentotrazsãotantodecarátertecnológico,
quantodecaráter regulamentar.Aspossi-
bilidadesdeprestaçãodeserviços,decon-
corrência,dedesenvolvimentodesoluções
eoutros serviços que agora sãopossíveis
emáreasde infra-estruturanãopodiamser
sequerpensadosdentrodosmarcosdeuma
operação estatal.
O resultadodessasondasdemudan-
ças é o aumento relativo das ofertas de
ocupaçãoem serviços; oaumentodaes-
pecialização técnica requerida, tanto
paraosserviços,quantoparaasposições
industriais; e um leque de oportunida-
dessurgidascomaprivatização,osquais
sãopraticamente inéditosparaomerca-
do de oferta demão-de-obra.
Os fatores determinantes de atribu-
tos para um egresso de curso deAdmi-
nistraçãoquedevaestarqualificadopara
trabalhar nessa região são os que se se-
guem:
1. Predominância de ofertas de tra-
balho em serviços.
2. Modelo de acumulação flexível
demandaserviçosprestadosaempresas.
3. Modelo de acumulação flexível
demanda alta qualificação, qualidade e
produtividade de serviços.
4.Ofertasdeserviçosprestadosà fa-
mília (ou“serviçospessoais”, conforme
aclassificação),quedizem respeitoaen-
tretenimento, lazer,
shopping centers
e
outros.
5. Mercado de trabalho diferencia-
doemSãoPauloproduzcompetitividade
damão-de-obra, eelevaçãodos requisi-
tos de qualificação do trabalhador.
6. “Ineditismo” (para o setor priva-
dobrasileiro)dasatividadesoriundasde
privatização de serviços industriais de
infraestrutura.
7. Volume de oportunidades no se-
tor de telecomunicações e atividades de
suporte.
8. Oportunidades ainda incipientes,
mas em crescimento acelerado e de alta
qualidade para trabalho e negócios na
Internet.
Ascompetências
doadministrador
paulista
Diante dessa demanda do mercado
demão-de-obra paulista, o profissional
egresso de uma faculdade deAdminis-
traçãodeveriapossuir,entreoutras,com-
petências( ) listadas naTabela 3.
Significa issoquequalquerperfil, de
Tabela 3 –Competênciasdemandadasnomercadode trabalhodeSãoPaulo
CAPACIDADES
– o profissional deverá ser
capaz de:
•Aprender novas tecnologias
•Aprender novos negócios rapidamente
•Atuar em negócios de serviços
compreendendo negócios de terceiros
•Atuar na indústria compreendendo
o funcionamento do setor de serviços
•Atuar no setor de serviços compreenden-
do as necessidades de indivíduos e
famílias.
•Atuar no setor de serviços compreenden-
do o funcionamento do setor industrial
• Estabelecer relacionamentos em padrões
competitivos tanto quanto em padrões
cooperativos.
• Melhorar continuamente a qualidade
e a produtividade do trabalho pessoal.
• Ouvir os
stakeholders
.
CONHECIMENTO
– o profissional
deverá conhecer:
•Atualidades
• Cadeia produtiva das indústrias
• Comportamento de lazer de indivíduos e
famílias
• Conceitos de qualidade e produtividade
• Conhecimentos gerais
• Estrutura produtiva do
e-business
• Estrutura produtiva do setor
de telecomunicações
• Impacto da infraestrutura nos negócios
• Logística de serviços
• Modelo flexível de acumulação
• Princípios básicos deHTML, Banco de
Dados eASP (ActiveServer Pages)
• Princípios de kaizen
• Rede de infraestrutura doEstado deSão
Paulo
• Segmentação demercado
• Teoria administrativa aplicada a serviços
• Visão geral da tecnologia de telecomuni-
cações
ATITUDES
– o profissional deverá
possuir:
•Abertura para o aprendizado de
tecnologias
•Assertividade
• Curiosidade
• Desejo de realização.
• Empatia com pessoas e famílias
• Espírito de competição
• Flexibilidade de papéis
• Hábito de atualizar-se
• Iniciativa
• Intuito de esforço pessoal.
• Olhar voltado para fora de sua
organização
• Perseverança.
• Respeito com os clientes
1...,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21 23,24,25,26,27,28,29,30,31,32,...129
Powered by FlippingBook