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Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
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1 A saber: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema,
Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema,
Guarulhos, ItapecericadaSerra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba,Mairiporã,Mauá,Mogi
das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis,
Santa Isabel, SantanadoParnaíba, SantoAndré, SãoBernardodoCampo, SãoCaetanodoSul, SãoLouren-
ço da Serra, SãoPaulo, Suzano, Taboão da Serra, VargemGrandePaulista; v. Fig. 1.
2Dados: E
MPLASA
(1999).
3 O setor terciário cresce no mundo inteiro acima dos níveis industriais, por motivos diversos e controversos. De
acordocomF
ORDE
(1996), há trêsexplicaçõesprincipaisparao fenômeno:a)umamaiordemandapor serviçosdoquepor
produtos industrializados; b) um aumento na demanda de serviços aos produtores (devido à terceirização e amudanças nos
processos produtivos); e c) um crescimento desigual na produtividade industrial e de serviços, em favor da industrial.
Às três explicações levanta-se aobjeçãode que“Serviços” é uma categoriamuitoampla, possuindo categorias de comportamentomuitoheterogêneodopontode vistadademanda e
daprodutividade.
O autor demonstra que a primeira explicação (aumento da demanda de serviços) é descartada de saída, pois pesquisas apontam que não é verdade justamente para alguns países
emergentes. Com relação às outras duas explicações (aumento dos serviços aos produtores e diferença de produtividade), o autor conclui que – não obstante a inevitabilidade do
deslocamento para os serviços no longo prazo – não é possível escolher ou rejeitar nenhuma delas no atual estado da arte da teoria econômica.
Emnosso caso, alémdas diferenças de produtividade, temos aadoçãoprogressivadomodelode acumulação flexível, coma respectivadiminuiçãodos empregos nonúcleo industrial
central, e oaumentodas ocupações em serviços prestados à indústria.
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Utilizamos aqui a formulaçãode“Competências deFormação” (AMATUCCI:2000), úteis às escolas deAdministração, conformedesenvolvida emnossa tesededoutoramento; elas
são compostas por Capacidades, Atitudes e Conhecimentos. Capacidades são ações que o indivíduo está apto a ensejar; Atitudes são características afetivas que o indivíduo deve
desenvolver; eConhecimentos sãoaspectos teóricos e conceituais que deve dominar.
Notas
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Ascompetênciasaqui arroladasnão
esgotam o perfil do administrador prá-
tico de hoje em dia – longe disso. Elas
apenas caracterizam o que diferencia
mercado de trabalho de São Paulo de
outraspraças.Oadministradorbrasilei-
ro do séculoXXI deverá ainda possuir
competênciasprópriasdaprofissão,das
característicasculturaisdoBrasil, aque-
las especificamente
demandadaspelaem-
presa onde irá traba-
lhar, e aquelas
fornecidas pela
“personalida-
de”daesco-
laondeestu-
dou.
MarcosAmatucci
–DiretorNacional dosCursos deAdministração daESPM.
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