Annuncios do Almanak Laermmert - page 27

Os exemplos selecionados para
Annuncios do Almanak de
Laemmert: 1919, 1923, 1924
constituem uma sucinta amostra
do que foi publicado nos almanaques e no
Livro de Ouro
. Apesar
de terem sido pinçados por suas características visuais – qualidade
da ilustração, composição e impressão –, outros fatores, como
originalidade, relevância da marca e memorabília, também se
impuseramna escolha. Por outro lado, os padrões constitutivos da
concepção e elaboração desses anúncios (da assinatura do artista
ilustradoràorganizaçãodoselementosvisuais– ilustrações,vinhetas,
figuras, cores –, passando pela natureza documental, ficcional ou
alegórica das inserções iconográficas, alémdo nãomenos copioso
conteúdo textual) são características consideravelmente presentes
em todoo conjunto dos anúncios veiculados nessas publicações.
Todosos anúncios publicados no
Livro deOuro
enessas edições
do
Almanak Laemmert
traziam duas assinaturas: a do artista e “A.
H. Paris”.
O crédito “A. H. Paris” (ou seja, Alexandre Hénault, Paris)
tem origem no
Almanak Hénault
, publicado no Brasil a partir
de 1906. Desde a primeira edição, a empresa A. Hénault, com
estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro e em Paris, exibia
no
Almanak Hénault
anúncios feitos predominantemente por
artistas plásticos franceses, em funçãode seus contatos comerciais
na França e, presumivelmente, por considerar que a presença de
artistas daquele país assinando anúncios do
Almanak Hénault
conferiria
status
distinto à publicação.
Esse procedimento de Alexandre Hénault migrou de seu
Almanak
, cuja última edição data de 1915, para o
Laemmert
, em
1918, ano em que assume a direção técnica e artística deste, em
cujas edições posteriores se torna visível o incremento de artistas
europeus que assinam os anúncios, tanto de empresas brasileiras
quanto de outros países.
A presença de artistas na preparação do material publicitário
veiculado nos almanaques, além de evidente valor autoral,
procurava também valorizar esteticamente a comunicação
publicitária, fazendo crescer a apreciação sobre o anunciante
– e certamente sobre o próprio veículo: o almanaque. Não sem
motivo, artistas nacionais como Voltolino (pseudônimo de Lemmo
Lemmi) eHumbertoDella Latta, ambos em São Paulo, edeK. Lixto
e J. Carlos, no Rio de Janeiro, começaram a ser chamados para
desenvolver anúncios para fabricantes de destaque a partir da
década de 1910.
Aassinaturadoautor dapeçapublicitária, praticamenteausente
de jornais e revistasduranteo séculoXIX, passaria, apartir do início
do século XX, a conquistar seu próprio espaço de valoração no
âmbito da comunicação.
ANÚNCIOS - NOTABILIDADES
Anúncio daTypographiadoAnnuario doBrasil.
Almanak Laemmert
de 1921.Acervo daFundaçãoBibliotecaNacional –Brasil
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