Annuncios do Almanak Laermmert - page 34

Azeite PortuguezGuedes
BARBOSAGUEDES&CIA.
AzeitePortuguezGuedes
Lisboa
Fundador: Victor Guedes&Cia.
Data: ?
Q
uando, em certamanhã de 1919, Victor Guedes abriu as janelas de seu quarto,
ouviuo galo cantar. Desse frugal evento veio-lhe a ideia para amarca do produto:
Azeite Gallo
– com dois ‘L’. Assim reza a lenda.Mas as origens do que viria a ser
um dosmais famosos azeites remonta ameados do séculoXIX.
Em 1860, é fundado emAbrantes, Portugal, um estabelecimento pertencente àUnião
Industrial Ltda., que seria adquirido em1938 pela Victor Guedes &Cia. Naquelesmeados
do séculoXIX, havia emAbrantes “armazéns de azeite, uma oficina onde são espremidas
as azeitonas, uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia e uma saboaria”
(Vallacorba, 2010).
AVictor Guedes &Cia., que exercia atividade comercial em Lisboa, dedicava-se
à exportação. Eram produtos portugueses (azeites, azeitonas em conserva, vinhos,
castanhas, frutos secos e azeitonas) destinados principalmente às comunidades
portuguesas de além-mar, e seusmercados preferenciais eramo Brasil – cujo brasão,
inserido na imagem do horizonte no anúncio, é destacado juntamente como de Portugal,
representado no escudo sob amão da camponesa – e a Venezuela. Para a exportação, o
azeite era transportado a um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde era enlatado.
A partir daí, a empresa teve expressivo crescimento nos anos 1920 e 1930, com vendas
prioritárias aomercado externo. Além do azeite
Gallo
, fabricava tambémo
Borboleta
esta umamarca de segunda linha.
Além do azeite que se tornaria
Gallo
a partir de 1919, a Victor &Guedes produzia
tambémoutro que levava seu nome:
Azeite Portuguez Guedes
. AmarcaGuedes –
sinônimo de boa procedência, qualidade e tradição – havia sido premiada em 1908,
quando se comemorava o centenário da abertura dos portos no Brasil às nações amigas,
com exposição no Rio de Janeiro.
Curiosamente, no anúncio consta como fabricante desse produto BarbosaGuedes &
Cia., sucessores de Victor Guedes &Cia. Estaria a Victor Guedes &Cia. abrindomão de um
produto que levava suamarca, embora o azeite fosse o carro-chefe da firma? E, quanto a
Barbosa e Victor: haveria algum parentesco entre ambos?
O anúncio enseja o entendimento – a ser verificado – de que oAzeite Portuguez
Guedes seria umamarca de Victor Guedes &Cia., cuja sucessora, BarbosaGuedes &Cia.,
manteve o produto em sua linha de fabricação, sem descartar o prestígio assegurado pelo
nome
Guedes
.
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