Annuncios do Almanak Laermmert - page 20

Apesar de haver registros de comunicação comercial que
remontamao séculoXV, épocadasgrandesnavegações, foi apartir
da revolução industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade
do séculoXVIII, queessa formade comunicação começaa sermais
regularmente utilizada.
A alteração dos processos de fabricação, do artesanal para o
industrial, muito se deveu à descoberta do vapor como energia.
Produtos manufaturados em pequenos volumes passavam a
ser fabricados em escala, utilizando-se processos que permitiam
produzir em quantidade. Iniciava-se um período que, usufruindo
não só de maiores volumes de mercadorias, mas também da
mentalidade do liberalismo econômico, defendida pelo escocês
Adam Smith, construía as bases do que hoje conhecemos como
sociedade de consumo.
O barco e a locomotiva a vapor começaram a propiciar uma
mobilidade nunca dantes vivenciada, abreviando a duração das
viagens demodo até então inimaginável. A inauguração do canal
de Suez reduziu o tempo de viagemmarítima entre a Europa e a
Ásia para apenas seis semanas!
Samuel Morse inaugura em 1844 a primeira linha de telégrafo,
instalada entre Washington e Baltimore. E 21 anos mais tarde é
estendido peloAtlântico o primeiro cabo telegráfico entre Estados
Unidos e Inglaterra. O americanoAlexander GrahamBell inventa o
telefone (1876), ThomasAlvaEdisono fonógrafo (1877) eMarconi
o rádio (1895), descobertas tecnológicas que vão revolucionar o
séculoXX.
Emborao jornal alemão
Relation aller Fürnemmen undgedenck
würdigen Historien,
impresso a partir de 1605 em Estrasburgo,
seja reconhecido como o primeiro a ser feito nos moldes atuais,
a história da publicidade poderia ter seu início atribuído ao ano
de 1630, quando o francês Théophraste Renaudot publicou um
anúncioem
LaGazette de France
, ouaode1786, quandoWilliam
Tayler começou a oferecer seus serviços como
“Agent to the
Country’s Printers, Booksellers, etc.”
no
Maidstone Journal
, que
circulava emKent, condado a sudeste de Londres.
Mas, como registram Stéphane Pincas e Marc Loiseau em seu
livro
Born in 1842:
a
history of advertising
, a história damoderna
publicidade começa propriamente em 1842, quando Volney B.
Palmer, na Filadélfia, usa pela primeira vez as palavras “agente
publicitário”. O primeiro anúncio apresentava a sociedade firmada
por Palmer comum fabricantedepianos eumescritóriode carvão.
Entreoutrosbense serviços, anovaempresavendiacasas, terrenos,
propriedades agrícolas, carvão e... anúncios.
Em 1869, Francis Wayland Ayer ofereceu a seus clientes uma
forma transparente de comissionamento: o “contrato aberto”.
Estava lançada a semente das agências que se remuneram à base
de um percentual sobre o valor do espaço negociado. Naquele
ano, em homenagem a seu pai, NathanWheeler, Francis fundou a
N.W. Ayer&Son, namesma FiladélfiadaagênciaVolneyB. Palmer,
adquirida pela N.W. Ayer ainda no século XIX. Esta, que pode ser
caracterizada como a primeira aquisição do mercado publicitário,
justifica o fato de a N.W. Ayer ser considerada a primeira agência
americana.
Na França, Charles-Louis Havas criou a Agence Havas, uma
agência de notícias, em 1835, ao passo que a London Press
Exchange foi fundada em1892. Ambas, emmomentos diferentes,
foram transformadas em agências de publicidade.
No século XIX, um grande espectro de mídia impressa foi
colocado à disposição dos primeiros anunciantes. Pôsteres
apareceram no transporte público em Londres em 1847;
Le Petit
Journal
, considerado o primeiro jornal de massa, é fundado em
1863na França; o catálogoda Sears é lançadonos EstadosUnidos
em 1888.
OSPRIMÓRDIOSDACOMUNICAÇÃOCOMERCIAL
Primeiro anúnciodeVolneyB. Palmer. Fonte:
Born in 1842. history of advertising.
16
1...,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19 21,22,23,24,25,26,27,28,29,30,...128
Powered by FlippingBook