Annuncios do Almanak Laermmert - page 13

Nos seus 63 anos de existência, desde a sua fundação como Escola de Propaganda do
MASP, emoutubro de 1951, a ESPM evoluiu para umCentro de Estudos e de Ensino de
Comunicação eGestão, que já abrange graduações emAdministração,
Design
, Jornalismo,
Publicidade, Relações Internacionais e Sistemas de Informação e deGestão.
Não esquecemos, contudo, as nossas raízes criativas na propaganda e no
marketing
.
Estas atividades são produtos da atual maturidade da economia demercado – principal
forma de organização damoderna democracia, integradora e participativa, que assegura o
progresso social respeitando as liberdades e os direitos individuais.
Mas, além de suas funções estimuladoras do progresso econômico, as ações de
comunicação ligadas à propaganda e ao
marketing
têm-se revelado como verdadeiros
espelhos das sociedades, em suas diversas fases históricas.
Foi comoobjetivo de criarmelhores condições para o registro sistemático desse valioso
(e por vezes negligenciado) material, que a ESPM criou, em2002, o seu InstitutoCultural.
Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919, 1923, 1924
confirma novamente o
acerto da iniciativa e junta-se a uma série de obras que foram recebidas com entusiasmo
pelosmeios acadêmicos e profissionais – tais como
Propaganda brasileira
,
A propaganda
e o sonho
,
Norton: 60 anos de publicidade no Brasil
,
História domarketing
e
Partituras
publicitárias antes do rádio
, entre outros títulos.
Considerando que se reúnem aqui anúncios de empresas brasileiras ou estrangeiras
que operavam no Brasil no final da década de 1910 e no início da seguinte, elaborados
no exterior emontados no país antes do advento das próprias agências de propaganda,
estamos diante de anúncios “artísticos”, nunca estudados em seu contexto. 
Como diriam nossos alunos de Jornalismo: um “furo” de reportagem do Instituto
Cultural ESPM.
J. RobertoWhitaker Penteado
Diretor-Presidente
ESPM
Prefácio
9
1...,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,...128
Powered by FlippingBook