Annuncios do Almanak Laermmert - page 17

Após abem-sucedidaediçãode
Partituras publicitárias antes do rádio – por Amilton Godoy
, trabalhoque
sintetizouumadas primeirasmanifestações da comunicação comercial – as partituras parapiano–, o Instituto
Cultural tem a satisfação de repetir a parceria com o pesquisador Paulo Goulart em outro trabalho revelador
da publicidade no Brasil.
Annuncios doAlmanak de Laemmert: 1919, 1923, 1924
é um trabalho inédito, de fôlego, quemergulha
no ambiente específico da criação publicitária, situado entre o pós Primeira Guerra Mundial e meados da
década de 1920.
Pormeio de 40 anúncios do
Almanak Laemmert
, aqui reproduzidos demodo a preservar as características
originais dos recursos gráficos de impressão de época, selecionados de suas edições de 1919-1920 (referida
como
Almanak Laemmert 1919
ao longo deste livro) e de 1924 – período em que o
Almanak
era também
denomina o
Annuario do Brasil
, e também
Livro de Ouro
, no caso da edição especial de 1923 –, é analisado
omodo como era concebido e elaborado esse conjunto diversificado de peças. Anúncio por anúncio vai-se
formando uma constelação que revela os recursos técnicos, as linguagens e a mídia então disponíveis, bem
comoo pensamento subjacente ao desenvolvimento dessa comunicação.
Mas, se os anúncios selecionados se inserem inexoravelmente na história da publicidade em um período
específico, revelandopadrõeseoferecendo-nosum repertóriodosporquêsdeumadeterminadaelaboração,sua
veiculaçãoemumalmanaque revelaumaoutraquestão.O
Almanak Laemmert
representava, possivelmente, a
escolha de um veículo que integrava, com destaque, o grupo de publicações top no período. Ter um anúncio
publicado no
Almanak Laemmert
significava participar de uma das mais vigorosas publicações comerciais
brasileiras do período.
Comercialmente, o
Almanak
representava, emmeados da década de 1920, um produto com uma sólida
trajetória (em seus80anosdecirculação), cuidadosamenteproduzidoedeconteúdoconfiável. Suadistribuição
– todos os estados recebiam a publicação – abrangia extenso e diversificado público, por se tratar de uma
publicação que reunia informações relativas a variados segmentos.
Comesseperfildedistribuição,qual leitorapublicaçãoalcançava?“O
Almanak Laemmert
é lidoeconsultado
por todo oCommercio em geral, pelos Industriaes e Agricultores, Importadores e Exportadores, Engenheiros,
Medicos e Advogados, pelos Bancos, Sociedades e Agencias Financeiras, pelos Ministerios, Administrações
e todos os Estabelecimentos Publicos, pelos Tabelliães, as Companhias de Navegação, de Estradas de Ferro
e Transportes, pelas Companhias de Seguros e Caixas de Pensões, pelos Gremios Litterarios, Academicos e
Instituições de Ensino, pelos Lyceus eCollegios civis ou religiosos, etc.”
Dentro dos contornos de comunicação publicitária do período – o rádio ainda experimental, a primeira
empresa exibidora de outdoor chegaria em 1929, a TV estava um tanto distante, o cinema gerava seus
primeiros documentários comerciais –, as publicações periódicas impressas (jornais, revistas e almanaques)
representavam as principais alternativas para se chegar ao público-alvo.
As características singulares do
Almanak Laemmert
– um volume imenso de informação, “umMILHÃO
de endereços de Commerciantes, Industriaes, Agricultores e Profissionais (edição de 1919)”, compilada,
sistematizada e compartimentada em volumes –, por sua funcionalidade insubstituível, tornaram a publicação
uma importante referêncianoâmbitodomercadopublicitárioou, conformeanúnciodessequeera “OGrande
AnnuarioCommercial do Brasil (...) é um vulgarisador de primeira ordem e justamente apontado como órgão
de Publicidade de alta importância”.
Mas a obra não se restringe à análiseminuciosa dos anúncios. Através deles, permite uma reflexão sobre
usos e costumes e um sobrevôo sobre o comércio, a indústria e os serviços disponíveis no período. E mais,
resgataahistóriada culturados almanaques edas diferentes fases do
Almanak Laemmert/Annuario do Brasil
.
Estamemória editorial-publicitária de
Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919, 1923, 1924
, impressa
nas dimensões do período, contribui para umamelhor compreensão de como a trajetória de uma publicação
alinha-seaumpercursoeaumaconcepçãopublicitáriaparaconstruirum importantemomentodacomunicação
comercial impressa no Brasil.
Estoucertoqueo livrosurpreenderáa todos, comosurpreendeuanósdo InstitutoCultural acadadescoberta
que tivemos e que orgulhosamente trazemos agora a público.
GeraldoAlonso Filho
Diretor
Instituto Cultural ESPM
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