Revista ESPM Mai-Jun 2012 - NEM BABÁ, NEM BIG BROTHER a eterna luta do indivíduo contra o Estado - page 98

Revista da ESPM
|maio/junhode 2012
98
consumo
fragmentação contemporânea do homem tendo base
no contexto histórico e econômico, oriunda de mudan-
ças sociais ocorridas no século 20. Pouco a pouco, elas
“fragmentarampaisagens culturais de classe, gênero, se-
xualidade, etnia, raça e nacionalidade que, no passado,
tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos
sociais”, afirma o autor. Com isso, a ideia de mudança
nas identidades pessoais vai de encontro à ideia de
sujeito integrado, gerando a perda de um “sentido de
si” e, consequentemente, a sensação de deslocamento
ou de descentramento.
Publicada em 2006, a obra de Hall detalha três con-
cepções de identidade. A primeira é a do sujeito do ilu-
minismo, baseada “numa concepção da pessoa humana
como indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado
das capacidades de razão, de consciência e de ação [...],
cujo centro essencial do eu era a identidade de uma
pessoa”, apontando assim para uma concepção mais
individualista. A segunda é a do sujeito sociológico,
expressão da complexidade domundomoderno trazido
pela pós-Segunda Revolução Industrial, compreendida
como concepção “interativa”, amparada pela identidade
como fruto da interação entre o eu e a sociedade, pre-
enchendo o espaço entre o mundo pessoal e o mundo
público. E a terceira é a do sujeito pós-moderno, que
aponta para uma “celebração móvel, formada e trans-
formada continuamente em relação às formas pelas
quais somos apresentados ou interpelados nos sistemas
culturais que nos rodeiam”.
Dessa forma, a constituição desse sujeito, também
denominado como contemporâneo, expõe, por sua vez,
uma série de conflitos. A enganosa percepção de que
existe uma identidade unificada desde o nascimento até
a morte é nada mais nada menos do que uma reconfor-
tante história sobre si mesmo, diante da “multiplicidade
Osentimentodeviveralgoexclusivoede
estarentre–nãonecessariamenteserum
dos–osescolhidosagregavaloresque
explicamavidaesuasescolhaspara
oprópriosujeito
1...,88,89,90,91,92,93,94,95,96,97 99,100,101,102,103,104,105,106,107,108,...116
Powered by FlippingBook