Q
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
C
OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
C
APA
AdrianaSayuri Akatuka/EdsonKonioshi
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
●
Arttoday
●
Keystone
R
EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
R
EDAÇÃO
RuaDr. ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo–SP–CEP 04018-010
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MPRESSÃO
EditoraReferência
Rua François Coty, 228–CEP 01524-030
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e-mail:
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ISTRIBUIDOR
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
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EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da
prática nos campos da administração em geral,
do marketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
D
IRETORIA
E
XECUTIVA
DA
ESPM
LuizCelsodePiratiningaFigueiredo-Presidente
●
Alexandre Gracioso
●
Emmanuel Publio Dias
●
Humberto de Campos
●
J. Roberto Whitaker
Penteado
I
NSTITUIÇÃO
M
ANTENEDORA
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ONSELHO
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ELIBERATIVO
ArmandoFerrentini–Presidente
●
AlexPeriscinoto
●
ArmandoStrozenberg
●
AvelarVasconcelos
●
Décio
Clemente
●
GeraldoAlonsoFilho
●
HiranCastelloBran-
co
●
JoãoDeSimoniSoderiniFerracciù
●
LuizMarcelo
DiasSales
●
NelsonOrtega
●
RicardoFischer
C
ONSELHO
F
ISCAL
Títulares-
JoséFranciscoQueiroz-Presidente
●
Luiz Fernando Furquim
●
RobertoDuailibi
Suplentes-
PetrônioCorrêa
●
Waltely Longo
A
SSOCIADOS
Alex Periscinoto
●
Altino João de Barros
●
Álvaro
Novaes
●
Antonio JacintoMatias
●
Armando Fer-
rentini
●
ArmandoStrozenberg
●
AvelarVasconcelos
●
Décio Clemente
●
Francisco Gracioso
●
Geraldo
AlonsoFilho
●
HiranCastelloBranco
●
JaymeSirotsky
●
JoãoDeSimoniSoderini Ferracciù
●
JoãoRoberto
Marinho
●
JoãoVinicius Prianti
●
JoséBonifácio de
Oliveira Sobrinho
●
José Francisco Queiroz
●
José
HeitorAttilioGracioso
●
LuizCarlosBrandãoCavalcanti
Jr.
●
LuizFernandoFurquim
●
LuizMarceloDiasSales
●
MarcelloSerpa
●
NelsonOrtega
●
OctávioFlorisbal
●
OrlandoMarques
●
Percival Caropreso
●
Petrônio
Corrêa
●
RicardoFischer
●
RobertoCivita
●
Roberto
Duailibi
●
RobertoMartensen
●
SaïdFarhat
●
Sérgio
Reis
●
WaltelyLongo
ual éo segredodas equipes vencedoras? Elas estãoem todaparte, noesporteounaguerra, nadiplomaciaenas religiões, na
políticaenavidaempresarial.Sãodiferentesemcadacaso,mas,emsuaessência, todassãomeritocraciasdirigidaspor lideranças
carismáticas, queconseguematrair, desenvolver emotivar asmelhorespessoasao seualcance. Foi exatamentedestamaneira
queLucadiMontezemolo, diretordaFerrari, descreveua suaescuderiaementrevista recenteà televisão italiana. Explicando
porque a Ferrari está sempre no topoda Fórmula 1, enquanto as outras escuderias sobem e descem,Montezemolo atribuiu
o sucesso a duas razões: a paixãoquasemística herdada do lendário comendador Enzo Ferrari e a estrutura empresarial da
Ferrari queatrai,motivaepremiaosmelhores engenheiros, técnicos epilotosquepodeencontrar.
Chega a ser irônico que, nesta época de revolução tecnológica falemos de antigas/tradicionais qualidades humanas,
como paixão, carisma emotivação para explicar o sucesso das empresas. Na verdade, quantomais avança a tecnolo-
giamais são as pessoas que fazem a diferença. AAmBev, maior empresa privada brasileira de produtos de consumo,
expressaessapreocupaçãoquandodiz–em suadeclaraçãodemissãoevalores: “Devemos atrair gentemelhor doque
nós, que nos empurre ao invés de ser empurrada”.
Nas páginas que se seguem – com artigos, entrevistas e debates com pessoas que também fazem diferença – o leitor
encontrará outros exemplos dousodo fator humano como vantagem competitiva. Boa leitura!
FranciscoGracioso
“OEXEMPLONÃOÉAMELHORMANEIRADE
INFLUENCIAROSOUTROS; ÉAÚNICA”.
Albert Schweitzer