Annuncios do Almanak Laermmert - page 94

SabãoRusso
MANOEL LUISGARCIA
SabãoRusso
Fundador: JaimeParadeda
1830
D
e distintas proveniências, traziam no nome sua origem:
Inglez
,
Americano
,
de
Marseille
,
da Costa
,
Russo
– todos eles sabões importados pelo Brasil. Alguns,
desde 1620.
Essasmarcas, um tanto genéricas, mas presentes por tanto tempo, não deixaram de
influenciar o surgimento de produtos que, de alguma forma, lhes deram continuidade –
nem que fosse somente através do nome.
É possível que este tenha sidoo caso do
Sabão Russo
, com fórmula desenvolvida por
Jaime Paradeda e comercializado desde 1830. O produto, aprovado pela
Junta de Hygiene
Publica da Corte
, era divulgado como
“unica e melhor Agua de Toilete”
que,
“privada de
toda causticidade, e usada quotidianamente, aformosea e refresca a cutis, restituindo-
lhe o brilho, alvura e maciesa perdidas”
(
O Programma Avisador
, 31.3.1886).
Mas era tempo das panaceias – cujo apelo se prolongaria intensamente pelo século
XIX emesmo por décadas doXX. Também reconhecido como produtomedicinal, as
aplicações da
“maravilhosa essencia”
estendiam-se a uma cornucópia de virtuais curas:
“Queimaduras – Nevralgias – Contusões – Darthros – Empingens – Pannos – Caspas
– Espinhas – Dores rheumaticas – Dores de cabeça – Ferimentos – Sardas – Chagas –
Rugas –Mordeduras de insectos venenosos”
. E fortificante do sistema nervoso.
Evidentemente, a descrição contava com respaldo de
“certificados de medicos
distinctos e de pessoas de todo o criterio”
, que atestavam as virtudes do
Sabão Russo
e
preconizam seu uso.
Mas o
Sabão Russo
não era exceção. Cada preparado confundia-se como uma
farmácia portátil, tantas as aplicações de sua fórmulamilagrosa.Mesmo como discreto
avanço farmacêutico do período, refletido no surgimento de preparadosmais específicos,
passavam-se décadas sem que as indicações se alterassem.
No Almanak Laemmert de
1903
, o texto do anúncio era omesmo veiculado 10 anos antes no jornal
O Programma
Avisador
.
No início do séculoXX houve uma corrida ao registro demarcas comerciais. E o
Sabão Russo
acompanhou essemovimento. A descrição apresentada à JuntaComercial
menciona um
“rotulo formado retangularmente por linhas pretas e de fundo verde
claro contendo no centro uma aguia segurando com as garras uma fita em que se lê
o nome ‘Sabão Russo’. Ladeando essa aguia vê-se superiormente omesmo nome e
inferiormente a firma ‘Jaime Paradeda’”
(
Diario Official da União
, 29.4.1906).
Destaque na Exposição doCentenário de 1922-1923 – ainda sobo tripé
“Hygiene-
Saude-Belleza”
– a “Maravilhosa descoberta de 1830” tinha certamentemotivos para se
orgulhar de sua longevidade e reconhecimento, em ummercado em que continuamente
surgiam tantas novidades e concorrentes. O próprio
Sabão Russo
, originalmente e por
décadas apenas líquido, amealhou na Exposição doCentenáriooGrande Prêmio, por sua
versão sólida.
Embora o nome já houvesse se cristalizado namemória e nos hábitos dos
consumidores, não se descartava a possibilidade de buscar alinhamento aindamaior entre
produto e veículode divulgação. Atenta àmovimentaçãopolítica demeados da década de
1940, a empresa não hesitou: quemelhor oportunidade haveria senão divulgar o
Sabão
Russo
na
Tribuna Popular
, jornal da imprensa comunista local?
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