Annuncios do Almanak Laermmert - page 102

Trapani&Cia.
TRAPANI &CIA.
SãoPaulo, SP
Fundador: ?
Data: ?
T
aça Pierrot
. Esse era o nome. Na realidade,
Taças
: eram duas. A primeira foi
conquistada peloXV deNovembro, de Piracicaba, em 3 de setembro de 1917, em
disputa como E.C. São Bento. Na revanche, 19 dias depois, o São Bento ficou com
a segunda taça. Em sua estratégia de divulgação damarca, a
Manufactura de Charutos e
Cigarros Finos Trapani & Cia.
, com sede na rua XV deNovembro, em São Paulo, ofertou
duas
Taças Pierrot
para serem disputadas por ambas as equipes. O futebol vivia um bom
momento, e a oferta de troféus para disputas entre clubes era excelentemeio para que a
marca ganhasse visibilidade. Na visão dos organizadores da partida, as taças constituíam
um atrativo amais para os clubes e os próprios torcedores.
Recém-lançada nomercado (o registro na JuntaComercial, sob nº 3.062, consta no
Diario Official da União
de 24.3.1917),
Pierrot
tornou-se a principal marca a ser divulgada
pela empresa, emmeio a outras ali produzidas, como as denominadas
Alcida
,
Aracy
,
Cora
,
Egypto
,
Esplanada
,
Miss
,
Nobres
,
Patricio
,
Pierrot
,
Wilck
e
Zebra
, além da
47
, que, tal qual
os
Cigarros Pierrot
, deu nome à taça conquistada peloCorinthians em 1919:
Taça 47
.
Nesse período, os principais fabricantes de cigarros na capital paulista eram a Sudan e
aCastellões – que agregavam a seu
marketing
recursos promocionais como a distribuição
de brindes (especialmente coleções de figurinhas) e prêmios. A busca da Trapani &Cia. por
espaço nessemercado incluiu a produção, em1918, de um documentário promocional:
o curta-metragem silencioso intitulado
Manufactura de Cigarros Pierrot
. Sua exibição em
26 de janeiro de 1918 foi acompanhada de distribuição gratuita de cigarros, conforme
anúncio da exibição.
Personagemoriundo da
Commedia dell’Arte
, gênero teatral italiano do séculoXVI,
e integrante de uma trama de sátira social composta de personagens de um triângulo
amoroso – Pierrô apaixonado por Colombina, que amaArlequim, que corresponde a
seu amor –,
Pierrot
tornou-se a principal marca da Trapani &Cia., evidenciando-se nas
embalagens de cigarros – nas versões
Caporal Escolhido
,
Mistura
e
Mistura Fina
. O
anúnciomostra Pierrô apaixonadamente deitado em uma rede, emmeio a um jardim,
tragando seu cigarro, de cuja fumaça se forma, para seu deleite, a imagem do rosto de
Colombina.
98
1...,92,93,94,95,96,97,98,99,100,101 103,104,105,106,107,108,109,110,111,112,...128
Powered by FlippingBook