Annuncios do Almanak Laermmert - page 78

Hupmobile
SOCIEDADE IMPORTADORADEAUTOMOVEIS
Hupmobile
SãoPaulo, SP
Fundador: ?
Data: ?
O
porto de Santos, em novembro de 1891, seria palco para o desembarque de uma
encomenda inusitada: chegava ao país um Peugeot
Vis-à-Vis
, primeiro veículo
a combustão e com pneus de borracha. Uma encomenda da família Santos
Dumont.
Durante anos, omoderno veículo foi o único a circular em território nacional. Somente
em1897, e destinado ao farmacêutico e jornalista José do Patrocínio, o Brasil receberia
seu segundo automóvel. No ano seguinte, mais um em São Paulo, para a família Tobias de
Aguiar. E a frota paulistana foi crescendo... Em 1903, já eram seis veículos; e 83 em 1904!
Nessa curva exponencial – sinal dos novos e acelerados tempos desse início do século
XX – e visando incrementar o crescimento do número de veículos, é fundado em julho de
1908o
Automovel Club de São Paulo
, que, apenas 11 dias após sua fundação, organiza
a primeira corrida automobilística em território nacional: o “Circuito de Itapecerica”.
Cerca de 10mil paulistanos se acumularam no ParqueAntarctica, no qual veem ser dada
a largada e que seria tambémo local a chegada dos competidores. Terminada a corrida
– 70 km de percurso –, em primeiro lugar chegou SylvioAlvares Penteado, alcançando
velocidademédia de 50 km/h.
Alguns anos se passam até ocorrer a segunda corrida – agora um longo percurso,
entre São Paulo e Ribeirão Preto. Pilotos e veículos, dasmarcas
Benz
,
Charron
,
Martini
,
Mercedes
,
Zust
,
Fiat
,
Owelard
,
Ford
e
Hupmobile
, disputam a prova. Após 10 horas
e 30minutos de desafio inédito enfrentando estradas inapropriadas para esse fim,
FernandoChaves sagra-se vencedor, com um automóvel
Hupmobile
, marca da qual era
representante em São Paulo.
O jornal
Correio Paulistano
de 1.7.1916 exalta a vitória:
“É na verdade uma
esplendida victoria conseguida pelo Hupmobile que acaba assim de firmar seus
creditos entre nós. Como resistencia e construcção estamarca deu todas as provas
possiveis, executando este percurso em uma só etapa, de São Paulo a Ribeirão Preto.
Este notavel ‘raid’ do ‘Hupmobile’ é considerado um dos mais importantes da America
do Sul como rapidez de percurso, tendo em consideração as nossas estradas, em parte
impracticaveis”
.
A conquista foi prontamente incorporada aos jornais, com a divulgação do veículo
“que obteve a 30 de junho p. p. a estrondosa victoria sobre onze marcas concorrentes,
conquistando a taça ‘Ribeirão Preto’, batendo todos os records e tendo sido único que
realizou o percurso em um só dia, de sol a sol”
(
Correio Paulistano,
12.7.1916).
Um dosmais perfeitos, cômodos e elegantes veículos, teve suamarca
“agora
consagrada como uma das mais resistentes e mais adequadas ao trafego de nossas
estradas de rodagem”
, conforme nota jornalística (
Correio Paulistano
, 12.7.1916). E
com tantas qualidades, o
Hupmobile
poderia ser adquirido na
Sociedade Importadora
de Automoveis
, à rua Barão de Itapetininga, 17 – distribuidora para todoo Brasil.
Nesse anúncio de 1916, podia-se saber, um a um, quem eramos 150 proprietários de
Hupmobile
em todos os estados brasileiros.
Sem dúvida, era um veículo que simbolizava o crescimento domercado de bens de
luxo, segmento demercado voltado aos que podiam contar com um
chauffeur
ou adquirir
um veículo comoo
Hupmobile
para passeios, conforme sugere o anúncio publicado no
Almanak Laemmert
.
74
1...,68,69,70,71,72,73,74,75,76,77 79,80,81,82,83,84,85,86,87,88,...128
Powered by FlippingBook