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GymnasioAnglo-Brazileiro
GYMNASIOANGLO-BRAZILEIRO
SãoPaulo, SP; Rio de Janeiro, RJ
Fundador: CharlesWicksteedArmstrong
1899 (emSãoPaulo)
I
migrantes de diferentes nacionalidades e culturas trouxeram novos pensamentos,
condutas e práticas para os campos e diversas cidades brasileiras no séculoXIX.
No âmbito da educação, isso se refletiu na criação de escolas cuja denominação e
atividade pedagógica estavam alinhadas, parcial ou integralmente, comosmodelos de
seus países de origem. E isso se acentuou na passagem do séculoXIX para oXX. Entre
os idealizadores de uma dessas novas escolas estava o professor CharlesWicksteed
Armstrong.
Nascido emNottingham, Inglaterra, em 1871, Armstrong tinha como um de seus
princípios a frase latina
“Mens sana in corpore sano”
(mente sã em corpo são). Em
São Paulo, no ano de 1899, fundouo
Gymnasio Anglo-Brazileiro
The Anglo Brazilian
School
, um
“CollegioModello Inglez”
, em prédio construído na avenida Paulista, 17.
O trabalho ali desenvolvido alcançouótimo resultado: em1906obteve equiparação ao
Gymnasio Nacional
(o
Collegio Pedro II
), o que assegurava aos alunos o ingresso em
cursos superiores assim que concluíssemo
gymnasial
.
O sucessoobtido levouArmstrong a investir na criação de outra unidade no Rio de
Janeiro. Em um local denominadoChácara Paraíso, com área de 150mil m², em São
Gonçalo, as aulas tiveram início em1910. Era dia 15 demarço e a escola – amplas
instalações, espaços para recreação e exercícios, jardins arborizados – já contava com
inúmeros alunos, mas apenasmeninos, em regime de internatoou semi-internato,
provenientes das famíliasmais abastadas, principalmente da então capital da república.
Ali funcionou até 1911, quando foi adquirida aChácara doVidigal, para onde a
unidade se transferiu no ano seguinte.
A exuberância da chácara é registrada no livro
Impressões do Brazil no Seculo Vinte
,
editado em1913, em português, na Inglaterra:
“Magnificamente situado, 300 pés
acima do nivel domar, o edificio tem uma soberba vista sobre o oceano. O cenario
é grandioso, havendo aos lados a floresta virgem e atraz amajestosamontanha dos
Dois Irmãos”
(Lloyd, 1913).
Visando aprimorar o acesso ao estabelecimento, Armstrong implementa, em 1913,
melhorias em trechos da estrada, como também abre um corte na pedra para prolongá-la
até o Leblon.
O anúncio procurava valorizar o bairro ao qual aChácara Vidigal estava ligada,
incluindo a imagem de
“alguns edificios da Praia Leblon”
. Em documentário de 1924,
a ligação entre Vidigal e o Leblon é reforçada. As legendas das fotografias descrevem,
entre outros aspectos:
“A nova estrada, á beiramar, da praia do Leblon ao Vidigal”
,
“Na chegada ao Vidigal, avista-se a chacara do Gymnasio Anglo-Brazileiro”
,
“Omnibus
com escolares, vista da praia”
,
“Alumnos uniformizados brincando na praia”
,
“O novo
Collegio Anglo-Brazileiro parameninas no Alto da Gavea”
(Brasil, s.d.).
Além do atrativo da localidade, são valorizadas no anúncio as comemorações cívicas,
aspectos de aulas, atividades físicas e acomodações.
O
Gymnasio
ali permaneceu até 1937.
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