Annuncios do Almanak Laermmert - page 66

Gram-ParáFabrica de
AguasGazosas e Refrigerantes
OLIVEIRASIMÕES&CIA.
Gram-Pará Fabrica deAguasGazosas eRefrigerantes
Belém, PA
Fundador: ?
1890
C
omo as bebidas gasosas chegaram ao Brasil? Envazada em garrafas arrolhadas,
cujo transporte e armazenamento exigiam cuidados especiais, a gengibirra –
bebida feita a partir de gengibre, açúcar e água gasosa, sem álcool – estava
entre os artigos importados da Inglaterra que passariam a ser produzidos no Brasil, com
variações na composição de seus ingredientes. Tornou-se, no gênero, a bebida gasosa
mais procurada no país durante o séculoXIX – até surgir o guaraná.
O fruto que faz lembrar os olhos de uma pessoa (
waraná
, no idioma sateré-maué, da
Amazônia) foi pesquisado em 1905 peloDr. Luiz Pereira Barreto, que dele conseguiuobter
um xarope.
Da fórmula obtida por Pereira Barretto, a Zanotta Lorenzi &Cia., empresa fundada
em1906 para importação de chocolates, lança seu
Guaraná Espumante
,
“Aperitivo,
Diuretico, Neuro-muscular, fortalece o coração regularisando suas funcções.
Indispensavel para o bom funcionamento dos intestinos. Rejuvenesce os velhos”
como informa o rótulo.
Em1906, a fábrica de F. Diefenthaler, em SantaMaria, RS, lança o
Guaraná Cyrilla
,
além de outras bebidas. A Brahma retoma, em 1907, a produção damarca
Excelsior
para refrigerantes, que havia adquirido da Teutônia, e em 1912 aAntarctica lança a
Soda Limonada
. Vão-se então sucedendoos lançamentos de refrigerantes – do latim
refrigerare
, ‘esfriar, refrescar’. O
Guaraná Champagne Antarctica
é lançado em1921,
descrito como bebida agradável
“sem a adstringencia e o amargor natural da fruta”
, e
cujo tom amarelado, com borbulhas de gás carbônico, evocavamo
champagne
.
Fruto característico daAmazônia, o guaraná propiciou, no final do séculoXIX e início
doXX, o surgimento de vários produtos homônimos em Belém do Pará, dentre eles os das
marcas
Simões
,
América
,
Soberano
,
Vigor
,
Globo
e
Vitória
.
Fundada em 1890, a
Gram-Pará Fabrica de Aguas Gazosas e Refrigerantes
, deOliveira
Simões &Cia., era amais antiga. Bebida isenta de álcool, essências e antissépticos, e
largamente consumida em vários estados brasileiros, o
Guaraná Simões
, privilegiado pela
carta-patente 9.769, foi premiado nas Exposições Internacionais de Turim (1911),Milão
(1915) e SanDiego (1915).
A incorporação, àsmarcas, de palavras que realçassemo caráter borbulhante da bebida,
além de gerar distintos produtos com nuanças de paladar, apontava diferentes e saborosas
percepções de cada versão. Nas décadas de 1910 e 1920, os guaranás das empresas
Zanotta, Lorenzi &Cia., Cia. Antarctica Paulista eOliveira Simões &Cia. conviveram em
busca de consumidores, tanto locais quanto nacionais. Atentando-se para os nomes
dos guaranás, revela-se bem provável que o daCia. Antarctica fosse visto comoomais
sofisticado:
Champagne
; já omais sonoro seria o da Zanotta, Lorenzi &Cia:
Espumante
; e
omais excitante,
Effervescente
, denominava o guaraná produzido pelaOliveira Simões.
Neste anúncio, uma sedutora imagemmostra uma provável bailarina vestida a caráter,
portando singular chapéu preto, combinado com luvas emeias pretas e contrastando com
as demais peças da vestimenta: espartilho, vestido, liga e sapatos – todos cor-de-rosa. Em
uma esvoaçante cena sobre a garrafa do guaraná, a figura feminina dá o tom ligeiramente
caliente
e festivo que a comemoração com a bebida poderia ensejar. Um brinde com uma
taça de
Guaraná Simões
– o
Effervescente
, claro!
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