 
          SOCIETÉANONYMEDESCHOCOLATSSUISSES
        
        
          Lacta
        
        
          SãoPaulo, SP
        
        
          Fundador: Achilles Isella e outros
        
        
          1912
        
        
          S
        
        
          obre um fundo azul, quatro palavras e umamarca, ambas em branco. Nadamais.
        
        
          Uma simplicidade que desafiava o padrão predominante de anúncios em revistas.
        
        
          Nada demulticolorido, nem de profusão de elementos ou grafismos. Nada de
        
        
          múltiplas informações e referências. Tudo – se assim se podia designar tal ausência de
        
        
          elementos –muito simples. Composiçãominimalista, ousadamente direta, em sintonia
        
        
          com as tendências que prenunciavamos temposmodernos do pós-guerra.
        
        
          A ideia, singela, quase banal; a embalagem aberta do chocolate: algo tão discreto – e
        
        
          por issomesmo, destoando do padrão de anúncios do
        
        
          
            Almanak Laemmert
          
        
        
          – chamava
        
        
          atenção.
        
        
          Amarca já havia atraídooolhar da Zanotta, Lorenzi &Cia., em 1906, quando a
        
        
          empresa passa a comercializar o chocolate
        
        
          
            Poulain Lacta
          
        
        
          , importado da França. Onze
        
        
          anos depois, com a PrimeiraGuerraMundial, e decorrentes dificuldades de importação,
        
        
          a firma vislumbra a oportunidade de fabricar chocolates. É quando adquire em 1917, do
        
        
          cônsul suíçoAchilles Isella – que juntamente com um grupo de empreendedores fundara
        
        
          em1912 a
        
        
          
            Societé Anonyme de Chocolats Suisses de S. Paulo
          
        
        
          e importaramáquinas da
        
        
          Alemanha e da Suíça –, os equipamentos e instalações pertencentes ao grupo.
        
        
          Com a aquisição da unidade fabril e registro damarca
        
        
          
            Lacta
          
        
        
          da Poulain nessemesmo
        
        
          ano, a empresa Zanotta, Lorenzi &Cia. tornou-se pioneira no Brasil na produção de
        
        
          chocolates em escala industrial. E, paralelamente, iniciativasmais arrojadas no campo
        
        
          publicitário passaram a fazer parte da filosofia de comunicação como público.
        
        
          A presença desse singular anúncio no
        
        
          
            Almanak
          
        
        
          de 1919 ganharia outros contornos,
        
        
          como a série veiculada na revista
        
        
          
            A Cigarra
          
        
        
          em1919. Sempre na última página, as
        
        
          ilustrações revelavam uma clara opção pelamodernidade de composição e de uso das
        
        
          cores. Emoutrosmomentos, o traço do italianoUmbertoDella Latta, um dos importantes
        
        
          nomes da ilustração do período, criou singulares peças para o chocolate, como também
        
        
          o fez Voltolino, outro integrante da cena publicitária paulistana. Uma composição
        
        
          declaradamentemodernista pode ser vista em um dos primeiros anúncios com essas
        
        
          características: publicado na revista
        
        
          
            Klaxon
          
        
        
          em 1922, tinha a assinatura deGuilherme
        
        
          deAlmeida. Somem-se a issooutras soluções, como uma placa suspensa na rua XV de
        
        
          Novembro, primeiro anúncio luminoso a ser instalado na paisagem paulistana e registrado
        
        
          em um cartão postal de 1926.
        
        
          A constante busca pelamodernidade em sua comunicação publicitária tornou-se,
        
        
          no período, a imagemmais visível damarca que em2012 completaria seu primeiro
        
        
          centenário:
        
        
          
            Lacta
          
        
        
          .
        
        
          acta
        
        
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