Marco_2007 - page 2

P
odemos situar o conteúdo desta edição da nossa
Revista
entre dois pontos extremos. De um lado, estão as opiniões de
especialistas em consumo, comoGeorges Chetochine e PacoUnderhill, que enxergam o consumidor de hoje sob a ótica
do varejo. Para eles, é o ritmo frenéticodo varejoque determina a natureza domarketing e a competição entre asmarcas.
Sugerem que o consumidor de hoje é leal às grandes redes varejistas, muitomais do que àsmarcas tradicionais. Portanto,
trata-se de uma questão essencialmente pragmática sobre quem temmais poder: o varejista ouo fornecedor. Nooutro ex-
tremo, estão as preocupações reveladas pelos participantes da nossamesa-redonda, preocupados com a sustentabilidade
do planeta e os aspectos éticos do consumo. Entre esses extremos estão as preocupações do dia-a-dia: como adivinhar os
anseiosdoconsumidor ecomoatendê-losmelhordoqueosconcorrentes.Aqui tambémasmudançasestãoocorrendocom
rapidez.Apropaganda, que sempre foi um instrumento educativodo consumidor, assume agorauma feição elitista eparte
doprincípiodequenãohámais vantagens concretas ademonstrar nos comerciais.ComodisseGeorgesChetochine, como
criar diferenças, quando elas não existemmais? Cria-se um vazio, que as grandes redes de varejo aproveitam para atrair
multidões,nãomaisatrásdemarcas,masdocrédito...Masé impossível generalizar.Omercadoécadavezmais segmentado
e o comportamentode cada grupo influenciado agora pormídias altamente especializadas, comoomundodigital. Enfim,
parece que até a natureza humana estámudando, nummundo emque nadamais é sagrado, ouduradouro.
FranciscoGracioso
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
JacquesMarcovitch
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
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OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
C
APA
EdsonKonioshi –Packing.Design
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
Arttoday
Keystone
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EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
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UBLICIDADE
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
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EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamentoda teoria eda
prática nos campos da administração em geral,
domarketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
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ANTENEDORA
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ELIBERATIVO
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