Julho_2003 - page 80

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J U L H O
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A G O S T O
D E
2 0 0 3 – R E V I S T A D A E S P M
EMPREGO& EMPREGABILIDADE
yw
“Comopodemos
ajudar os nossos
alunos à
empregabilidade
nummundo tão
confuso?”
JRWP
Nosso tema é emprego e
empregabilidade.Paramuitos,a fun-
çãoprincipaldeumcursosuperioré
a especialização na área escolhida
peloaluno.Paraoutros,vem,empri-
meiro lugar a formação generalista,
acapacidadedepensar e tomar de-
cisões. E, paramuitas empresas, im-
portam também o comportamento
do candidato, sua ética, atitudes e
capacidade de ajustamento ao gru-
po. E para os participantes desta
mesa,oqueé importante?Oque fa-
zemoseoquedeveríamos fazerpara
aumentarograudeempregabilidade
ouopotencialdepromoçãodenos-
sos formandos, seja na graduação,
seja nos cursos de pós-graduação?
Um outro aspecto será o futuro do
mercadode trabalho.Mais trabalho
emenosemprego?E,acadadia,cres-
ce a pressão para que os cursos su-
periores preparem os seus alunos
paraessanova realidade.NaESPM,
osonhodequase todosos formandos
parece ser conseguir emprego em
grandes empresas. Na pós-gradua-
ção, os alunos queremprogredir ra-
pidamenteemsuascarreiras.Estamos
reunidos para mais esse debate, e
gostariadequeoProf.Gracioso lhe
desse início.
GRACIOSO
Não sei se é o me-
lhor momento para essa discussão,
jáquevivemosumperíodoatípico -
deestagnaçãoeconômica,receioge-
neralizado de mudanças, de perda
de renda. Tudo isso complica ainda
mais, o problema dos formandos e
mesmo dos jovens executivos que
não têm maisasoportunidadesque
tinham. Entretanto, éummundode
contradições.OProf.SérgioPio, res-
ponsável peloCintegra, nossoorga-
nismo que ajuda os formandos de
graduaçãoaobteroprimeiroempre-
go, estavamedizendoque, aparen-
temente, as grandes empresas estão
pedindomais gente do que de cos-
tume.Devehaver razõespara isso,e
essepode serummomento tãobom
quanto qualquer outro para discutir
nossapauta.Qual deve ser oprinci-
pal papel da universidade? Como
podemos ajudar os nossos alunos à
empregabilidade nummundo tão
confuso? Jáouvi gentedeRHdefinir
operfil ideal deum jovemcandida-
tocomo, acimade tudo, atitudinal -
comportamento, ética, atitudes pe-
ranteogrupo.Opreparoespecializa-
doqueumadeterminada faculdade,
seja de engenharia ou de adminis-
tração, fornece é, como diriam os
norte-americanos,“takenforgranted”.
Passa a ser o mínimo que se pode
desejar.Dãoalguma importânciaao
nome da escola que assina odiplo-
maeaísubmetemocandidatoàque-
la bateria de testes impiedosos, que
vocês conhecem.Outropontocuri-
oso é esse do empreendedorismo.
Estánamoda.Aqui,naEscola, temos
umConselho compostopor empre-
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