Revista ESPM JUL AGO 2012 - Comunicação Integrada espetáculo à procura de maestros - page 41

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João Ciaco
Engenharia de
marcas é a sua
especialidade
Entrevistado por FranciscoGracioso e Anna Gabriela Araujo
F
ormado em engenharia e administração de empresas, com
pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), João Ciaco atua nas “arenas da comuni-
cação” desde a década de 1980. Fez carreira nos departamentos de
marketing e vendas da Unilever durante oito anos, deixando a empresa em
1995 para assumir a diretoria de marketing da Kodak. Seis anos depois, deci-
diu dar uma acelerada em sua trajetória ao assumir o desafio de implantar o
projeto de Customer RelationshipManagement (CRM) na Fiat.
Para tanto, o executivo precisou desenvolver estratégias de internet e inte-
ratividade com muitas ações de marketing de relacionamento, programas de
fidelidade e até cartões de crédito
co-branded
. Não demorou para Ciaco passar
a responder também pelas áreas de comunicação publicitária e mercadológica
da montadora, além do planejamento estratégico e
branding
da marca que, há
dez anos, lidera a indústria automobilística brasileira.
No posto de diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat
Automóveis para o Brasil e América Latina, Ciaco se transformou emumdos
grandes protagonistas da moderna comunicação integrada. O carro conceito
Fiat Mio – que foi todo desenvolvido na internet – e o lançamento do Palio na
plataforma Xbox são dois dos inúmeros cases que este engenheiro de marcas
coleciona em seu currículo.
Nesta entrevista, ele retrata o abismo que há entre a teoria e a prática da
comunicação integrada e apresenta alguns caminhos que deverão ser trilha-
dos pelo marketing nos próximos anos.
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