Entrevista
R e v i s t a d a E S P M –
setembro
/
outubro
de
2009
14
¸
q
Entrevistacom Flaviodias
uase todomundo conhece a história doWalmart – que nasceu em1962 como
uma lojadedescontos nos EUA (emRogers,Arkansas) fundadapor SamWalton
com apropostadeoferecer preços baixos todos os dias – e tornou-se amaior em-
presadomundo,desbancandoosantigosgigantesdomundoautomobilísticoedopetróleo.
A empresa fatura cerca de 400 bilhões de dólares, em todo omundo, e empregamais de
2milhões depessoas –mais dinheirodoqueoPIBdaArgentina emais gentedoque toda
a populaçãodeCuritiba...
OWalmart chegouaoBrasil em1995ehojeestápresenteem18estadosenoDistritoFede-
ral; nas regiõesNordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com faturamentodeR$17bilhões
em 2008, emprega 70mil pessoas e ocupa a terceira posição no ranking da Associação
Brasileira de Supermercados (Abras).
Tendo chegado relativamente tarde ao nosso país, a empresa aposta no e-commerce para
aceleraro seucrescimento–comomostraaentrevistaa seguir, comFlavioDias,diretorgeral
dee-commercedoWalmart – feitapor FranciscoGraciosoeRicardoPastore (Coordenador
doNúcleodeVarejo da ESPM).
Oe-commerce
vai crescer, noBrasil,
ataxasaltíssimas