Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
          
        
        
          
            65
          
        
        
          entregar o serviço àmedida que ele é
        
        
          consumido. Por exemplo: a interação
        
        
          aluno professor na sala de aula;
        
        
          Intangibilidade – significa que o
        
        
          conhecimentopassadoéabsolutamente
        
        
          intangível na  absorção e na
        
        
          transferência de conhecimento tácito;
        
        
          Heterogeneidade – significa que
        
        
          a permanência do aluno ao longo de
        
        
          um grande período no curso dificulta
        
        
          a padronização dos serviços;
        
        
          Perecibilidade – significa que
        
        
          o conhecimento tácito ou não
        
        
          documen-tado do professor não pode
        
        
          ser levado para casa para ser
        
        
          consumido depois.
        
        
          Tais características criamdesafios
        
        
          específicos para os administradores
        
        
          de escolas de pós-graduação na busca
        
        
          de agregação de valor sobre os
        
        
          serviços oferecidos.
        
        
          • Logística interna
        
        
          • Logística externa
        
        
          •Operações
        
        
          •Marketing
        
        
          • Pós-venda
        
        
          “Aatividadede
        
        
          desenvolver
        
        
          tecnologiaestá
        
        
          concentradana
        
        
          produçãode
        
        
          artigoscientíficos
        
        
          enoscentrosde
        
        
          P&Ddecada
        
        
          instituição.”
        
        
          2.1ACadeiadeValor
        
        
          naEducação
        
        
          Uma cadeia de valor genérica
        
        
          permite identificar os caminhos pelos
        
        
          quais uma empresa constrói vantagens
        
        
          competitivas. Segundo Porter (1989)
        
        
          3
        
        
          ,
        
        
          é composta de atividades de apoio e de
        
        
          atividades primárias.
        
        
          Asatividadesdeapoiosecompõemde:
        
        
          • Infraestrutura da empresa
        
        
          •Gerência de recursos humanos
        
        
          •Desenvolvimento de tecnologia
        
        
          •Aquisição
        
        
          Asatividadesprimáriassecompõemde: