Julho_2006 - page 84

Manolita
Correia Lima
89
julho
/
agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
ultrapassar R$ 216 – montante que
compromete resultadoseducacionais
efinanceiros.
3
Crescimentodademanda
envolve estudantes com
baixo poder de compra – A
demanda de estudantes para as IES
privadas cresceu 38%, nos últimos
três anos (2000-2003); o número de
IEScresceu46%eonúmerodevagas
oferecidas cresceu 60%, no mesmo
período.Conseqüentemente,onúme-
ro de vagas ociosas cresceu 30%. A
situaçãoaindaémaispreocupante se
for levadoemconsideraçãoque:40%
dasvagasoferecidaspelas IESprivadas
nãosãopreenchidas;queo índicemé-
diode inadimplência alcança7% ao
anoequeas taxasmédiasdeevasão,
nos últimos quatro anos (1999-2003)
ultrapassa50%. E, por que istoacon-
tece?Ocrescimentodademandapor
educação superior está concentrado
em estudantes oriundos da classe C
– justamenteaquelescujoorçamento
não é capazde arcar como valor de
mensalidades que ultrapassem R$
211,00, entretanto, 90% das IES
particulares praticammensalidades
compatíveis com o orçamento de
estudantespertencentesasclassesAe
B (HOPEREducacional, 2005).
Dificilmente, as limitações apontadas
terãocondiçõesdeseremultrapassadas
uma vez que isto implicaria reformu-
lações estruturais nas políticas educa-
cionaleeconômica:
alteração das leis vigentes
(Constituição Federal de
1988 e Lei deDiretrizes e Bases da
Educação de 1996);
ampliaçãodo investimento
públicono sistemadeedu-
cação superior demodoa triplicar
o número de vagas oferecidas;
ampliação dos programas
de financiamento público
ao estudante;
crescimento da econo-
mia brasileira ao redor de
6% ao ano, porque, desta forma,
haveriaelevaçãoda renda familiar e
geraçãodeempregoparaacatego-
A)
b)
c)
d)
riade idadequeapresentaomaior
contingente de desocupação – os
jovens!
Asdificuldades
podem ser
oportunidades?
Da forma que os conceitos de in-
ternacionalização e globalização
da educação foram estabelecidos
Opercentual de inadimplência no setor educacional per-
manece três ou quatro vezesmaior do que aquele encon-
trado em outros setores da economia.
F
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